Lamaq

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CCB
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA – DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RELATÓRIO DA VISITA AO LABORATÓRIO DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS (Lamaq)

WILLIAN DE AZEVEDO SILVA
LEANDRO BARROS DOS SANTOS
MARCUS VINICIUS CIPRIANIMAIO/FLORIANÓPOLIS

2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CCB
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA – DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

WILLIAN DE AZEVEDO SILVA
LEANDRO BARROS DOS SANTOS
MARCUS VINICIUS CIPRIANI

RELATÓRIO DA VISITA AOLABORATÓRIO DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS (Lamaq)

Relatório referente á disciplina Introdução ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – BIO7201 do Programa de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura Noturno da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientado pelo professor Alcir Luiz Dafre.

MAIO/FLORIANÓPOLIS
2012

Sumário

1. Introdução 3
1.1 Laboratório de mamíferos aquáticos 51.2 A pesquisa no laboratório de mamíferos aquáticos 6
1.3 Laboratório de mamíferos terrestres 7
2. Conclusão 9
3. Referências bibliográficas 11

1. Introdução

Com a iniciativa do mastozoólogo professor Alfredo Ximenes se deu os primeiros passos com as pesquisas especificas referentes aos mamíferos aquáticos ao longo da costa catarinense, com a coleta de inúmeras carcaças degolfinhos, baleias e leões-marinhose também com as observações em mar foi feito um rigoroso inventario da fauna.
Com essas manifestações ecológicas, no dia 04 de maio de 1988 foi inaugurado o LAMAQ – Laboratório de mamíferos aquáticos do Departamento de Ecologia e Zoologia/ UFSC.
A coleção cientifica de mamíferos do Estado contem mais de 4.000 peças preservadas, sendo que 400 delas são referentes aosmamíferos aquáticos.
No dia 8 de maio de 2012, nós estudantes do curso de ciências biológicas da UFSC, fizemos uma visita ao LAMAQ, com o objetivo de conhecermos as linhas de pesquisa desse respectivo laboratório.
No entanto no dia 24 de maio fizemos uma nova visita para aprofundarmos ainda mais os conhecimentos adquiridos na 1ª visita.
Na 2ª visita fomos recebidos pelo biólogo Mauricio EduardoGraipel, que atua no local como técnico administrativo, que a proposito nos prestou um grande auxilio em relação as nomenclaturas e aspectos macrófagos das amostras. Observe a FIGURA 1, cuja figura revela a grande e principal sala do laboratório.

(FIGURA 1)Vista geral do laboratório de mamíferos aquáticos.
No LAMAQ, são realizadas atividades de educação ambiental através de exposições comalunos de escolas publicas, assim com também com escolas privadas. Tais exposições tem por objetivos despertar o conhecimento a respeito da biologia e a educação voltada ao meio ambiente. Veja a FIGURA 2.

(FIGURA 2) Práticas pedagógicas que são realizadas no LAMAQ.

2.1 Laboratório de mamíferos aquáticos.
O laboratório de mamíferos aquáticos da UFSC (LAMAQ) possui uma grande diversidadede materiais para estudo. Já de entrada nos deparamos com um enorme esqueleto de uma Falsa Orca, (FIGURA 3).

(FIGURA 3) Esqueleto de uma Falsa Orca.

Apesar de existir um filme chamado “Orca a baleia assassina”, é importante destacar que apesar de seu tamanho as orcas assim como as falsas orcas, não são baleias, mas sim golfinhos. Independente dessa diferença, as baleias e os golfinhospertencem á mesma classe a dos cetáceos. Na verdade o nome desse filme trás outro mito na cabeça das pessoas, porque a orca, também não é um animal violento como a maioria das pessoas pensam que é. Escutamos expressões como: A orca é um animal violento, ela “brinca com a comida”, pelo fato dela jogar para cima sua presa, mas se analisarmos bem, ela não tem braços, fato que a induz o comportamento dela...
tracking img