Lalala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA/BRASILIA
CURSO DE ODONTOLOGIA
PATOLOGIA





Pigmentação. Calcificação












Aline Carmona
Brenda Marina
Lara França









Brasília - DF
201
Sumário

Pigmentação. Calcificação

Pigmentações Endógenas
Pigmentos Hemáticos
Hematoidina1

Hemossiderina
Hematina
Melanina 2


Caracteristicas da melanina
Melanócitos3

Fenilalanina
Hiper e hipopigmentação melânicas
Ácido Homogentísico 4



Lipofuscina 5

PigmentaçõesExógenas
Antracose
Arigiria
Crisíase 6

Tatuagem
Saturnismo
Siderose
Bismuto 7CALCIFICAÇÃO
Calcificação distrófica 8

Fosfatase alcalina
Alcalinidade
Presença de proteínas extracelulares
Calcificação mestastática 9Característica e Propagaçao da Calcificação mestastática 10



Conclusão 11




Pigmentação e Calcificação

I - PIGMENTAÇÃO

Pigmentação: Vem do latim, “cor para pintar”. Por dedução se trata deuma tinta, uma substância com cor própria. Geralmente as substâncias coloridas da natureza estão diretamente relacionadas à sua coloração, como é o caso da clorofila (verde), da hemoglobina (vermelha), da xantofila (amarela), a melanina (pigmentação da pele), os licopenos (vermelhos) e os carotenoides em geral (de amarelo a vermelho) que são precursores da vitamina A.
O processo pigmentação emsi consiste na formação ou acúmulo de pigmentos em determinada região do corpo, esses processos podem ser endógenos geralmente por alterações bioquímicas, as quais causam acúmulo ou redução de pigmentação em certas doenças, vale lembrar que a pigmentação pode ser um processo fisiológico normal ou patológico, o conceito não é restrito.
Sendo assim, as pigmentações podem ser de origem endógena,quando o pigmento é produzido pelo próprio corpo, ou de origem exógena, quando a substância entra no corpo e se acumula em alguma estrutura, a porta de entrada dessas substâncias pode ser a via respiratória, digestória e parenteral.

1- Pigmentações Endógenas

É a pigmentação formada pelo aumento da produção e acúmulos de pigmentos fabricados pelo próprio corpo. Podendo ser classificada em doisgrupos: grupo dos pigmentos hemáticos ou hemoglobínicos, originados da destruição da hemoglobina, e grupo dos pigmentos melânicos, originados da melanina.

1.1- Pigmentos Hemáticos

Esses pigmentos se originam da hemoglobina, proteína composta por quatro cadeias polipeptídicas e quatro grupos heme com ferro no estado ferroso (Fe++). Sua porção protéica é chamada de globina, consistindo de...
tracking img