Laia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SLIDE 2

A Aviação civil é qualquer utilização não-militar da aviação, seja ela comercial ou privada. Ela se divide basicamente em duas categorias:

- Transporte aéreo, que abrange todas as operações de transporte comercial de passageiros e de cargas;

- Aviação geral, que abrange todas as outras operações de vôo, comerciais ou privadas. Nesta categoria, estão incluídas a aviação agrícola,a experimental, a desportiva, a executiva, o táxi aéreo, aerofotogrametria, transporte de cargas externas, entre muitos outros exemplos.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é uma agência reguladora federal e está vinculada ao Ministério da Defesa.

Suas funções seriam a de controle da Aviação geral nos âmbitos nacionais e internacionais, representando o Brasil no seguimento das normasdo transporte aéreo internacional, infra-estrutura aeroportuária e serviços.

Sua área de atuação seria as apresentadas abaixo:

-Aeronavegabilidade, que abrange as atividades de certificação de aeronaves e manutenção de aeronaves.

-Licença de pessoal (piloto, comissário de bordo, mecânico, etc.)

-Operações, que envolve a certificação de empresas de transporte aéreo e a autorização deoperação agrícola, de operação experimental, de competição aérea, de shows aéreos e de outras operações especiais

-Aeródromos

A Infraero é responsável pelo controle das importações e exportações nos armazéns do país, pela administração e construção dos aeroportos e pelos terminais de passageiros, regulamentados pelo Governo Federal

É uma empresa pública com mais de 30 anos deexistência, de administração indireta, vinculada ao Ministério da Defesa. No total, são 67 aeroportos, 80 unidades de apoio à navegação aérea e 34 terminais de logística de cargas. Estes aeroportos concentram aproximadamente 97% do movimento do transporte aéreo regular do Brasil. Em número, isso que equivale a 2 milhões de pousos e decolagens de aeronaves nacionais e estrangeiras, transportando cerca de 113milhões de passageiros.



SLIDE 4

Carga aérea é o termo geral utilizado para denotar o conjunto de bens transportados por via aérea que geram receita, excluindo-se destes passageiros e bagagens.
Considera-se inseridos neste contexto três itens:
Malas postais: são os materiais classificados como correspondências que são transportados e distribuídos via estações postais e entregadores,excluindo-se encomendas e cargas.
Encomendas expressas (courier): são remessas que exigem entregas rápidas, serviços expressos que atendam materiais como documentos, amostras e pequenas encomendas.
Carga propriamente dita: são materiais na maioria de grandes volumes e dimensões que necessitam ser transportados nesse modal. Apenas bens, excluindo-se material postal e encomendas expressas.Classificação da INFRAERO para terminais com expressivo volume de carga:
Carga nominal ou comum: itens ou lotes de carga pesando 1.000Kg ou mais, que podem ser armazenados em sistemas porta-paletes ou racks com paleteiras, e que não requerem cuidados especiais ou procedimentos específicos para o seu manuseio e armazenamento;
Cargas perecíveis: é aquela de valor comercial limitado pelo tempo, pordeterioração ou por atraso na entrega. Pode necessitar ou não de armazenamento especial. Exemplo: flores, revistas, remédios entre outros.
Cargas de grande urgência: são cargas relacionadas a aspectos de saúde, manutenção ou salvamento de vidas humanas. Exemplo: soro, vacina entre outros.
Cargas de alto valor: são cargas de materiais ou produtos naturais e artificiais de alto valor comercial pornatureza. Além de cargas compostas de pequeno volume, porém com valor monetário individual elevado. Pode necessitar de armazenamento em cofre. Exemplo: Ouro prata, pedras preciosas, compostos eletrônicos entre outro.
Cargas vivas: Cargas compostas de animais vivos que necessitam de instalações especiais e procedimentos específicos.
Cargas restritas: são cargas cuja importação ou exportação está...
tracking img