Lagoa do mato - alagoinhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
DULCINEA SILVA











LAGOA DO MATO - ALAGOINHAS


















Alagoinhas - Bahia
2009
INTRODUÇÃO

A água é fundamental para a sobrevivência do homem e para o equilíbrio de toda a natureza do planeta. Sua importância faz com que hoje ela seja uma preocupação mundial diante das ameaças da poluição, do usoinsustentável, das mudanças climáticas, das mudanças no uso do solo e do risco de escassez. É preciso garantir a qualidade desse recurso vital, para que todos tenham acesso à água adequada para suas necessidades básicas.
A água é essencial a vida. É encontrada desde o útero materno até os grandes mares do planeta. Ela sacia nossa sede, forma paisagem, limpa o ar, umedece o solo, purifica nossoespírito e possibilita a vida no planeta.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 25 milhões de pessoas no mundo morrem por ano em virtude de doenças transmitidas pela água, como cólera e diarréias. A OMS indica que nos países em desenvolvimento 70% da população rural e 25% da população urbana não dispõem de abastecimento adequado de água potável.
A Lei 9.433 de 08.01.97 instituia Política Nacional de Recursos Hídricos, para executar a qual cria o Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Trata-se de um corpo legal amplo e profundo, cujos fundamentos básicos são os seguintes:
 A água é um bem de domínio público.
 A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;
 Em situações de escassez o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo e adessedentação de animais;
 A gestão dos recursos hídricos deve permitir o uso múltiplo das águas;
 A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;
 A gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e dascomunidades.
Muito em breve estará em plena vigência no País a chamada Lei das Águas que obrigará a todos os usuários ao pagamento de taxas pelo volume tomado do corpo d'água e pelo acréscimo de poluentes que a atividade acrescentou à água originalmente tomada.
Alagoinhas é um município brasileiro localizado no leste da Bahia, e encontra-se situado á 107 km de Salvador, a mais antiga capital do Brasil.Sua vegetação é formada de caatinga e floresta da Mata Atlântica (mandacaru, xiquexique, capim, caju, entre outros). E o nome da cidade Alagoinhas é devido à quantidade de lagoas que por lá existem ou existiram, que o município inicialmente recebeu o nome Lagoinhas, sendo modificado para o nome atual conhecida por Alagoinhas.
As lagoas são importantes contribuintes na história e desenvolvimento deuma cidade. Pois o objeto da pesquisa será a Lagoa do Mato, está localizada na Rua do Catu no município de Alagoinhas Bahia. Essa lagoa é uma fluente do rio Catu, que se formou após o desvio no seu curso. Segundo os moradores afirmam que até o ano de 1992 a lagoa era completamente limpa e era utilizada para diversos fins, e possuía uma grande área de extensão. Dessa forma, foi necessáriodesenvolver um estudo para conhecer os problemas ambientais existentes na Lagoa do Mato.




DESENVOLVIMENTO

Sabemos que historicamente, a maioria das aglomerações urbanas, se desenvolveram ao redor dos corpos hídricos. E o no município de Alagoinhas, não é diferente.
Antigamente a Lagoa do Mato era cercada de plantas nativas da região. Sua extensão era toda arborizada com plantasde pequeno e médio porte. Era uma lagoa de água limpa, como tantas outras da redondeza favorecia ver até o fundo da lagoa.
Hoje sua vegetação do lado direito há mata ciliar de tipos : Miconia , Myrcia , Alagoinhesis, cupania, Arbustos, Subarbustos, Junco, além de plantas frutíferas como: caju, castanha do Pará, imbauba, dendezeiro, araçá, bêbada, cambuí, coqueiro. Já no lado esquerdo o...
tracking img