Lafateete rodrigues pereira

1002 palavras 5 páginas
LAFAYETTE RODRIGUES PEREIRA
Lafayette Rodrigues Pereira, jurista renomado, jornalista e político, nasceu na Fazenda dos Macacos, nos arredores da Vila Real de Queluz de Minas, MG, atual Conselheiro Lafayette, em 28 de março de 1834, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 29 de janeiro de 1917.
Era filho de Antônio Rodrigues Pereira, barão de Pouso Alegre e Clara Azevedo, membros da elite mineira e grandes proprietários de terras, o que possibilitou a Lafayette, feitos os estudos primários e secundários, partir para São Paulo para estudar Direito no Largo do São Francisco em 1853. Como está registrado no ofício enviado pelo diretor da Faculdade, Lafayette era o melhor estudante da turma, na qual figurava, entre outros nomes, o de Paulino José Soares de Sousa. Ao chegar ao 3o ano do curso, foi escolhido presidente efetivo do Grêmio Ensino Filosófico, colaborando na revista da associação.
Ao término dos estudos, em 1857, partiu para Ouro Preto, onde foi nomeado Promotor Público.
No ano seguinte, mudou-se para a capital do Império e foi trabalhar a princípio no escritório de Teixeira de Freitas tendo, posteriormente, aberto seu próprio escritório com Domingos Figueira, conquistando vasta clientela, Visconde de Mauá, por exemplo. Simultaneamente, dedicava-se ao jornalismo. Fundou em 1859, “A Atualidade”, jornal em que escreveu excelentes artigos considerados bem aceitos pela população, carregados sempre com uma fina e mordaz ironia. Neles, discutiu temas polêmicos como o fim da escravidão e a “Questão Christie”.
Lafayette, em 1861, inicia sua trajetória política, candidatando-se ao cargo de Deputado, pelo estado de Minas Gerais, não alcançando êxito, entretanto.
Em 1864, fecha o jornal ao mesmo tempo em que é nomeado presidente da província do Ceará, onde tem atuação destacada. No ano seguinte, ao término de seu mandato no Ceará, é nomeado presidente da província do Maranhão, onde permaneceu por também um ano.
Volta ao Rio, onde, em 1869, publica sua primeira obra

Relacionados