Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Economia
Respostas das Questões

Pág.15
1- Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez,nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartiçãodo produto).

5- Bens de capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo.
Bens de consumo: bens que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas.
Bens intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo.Fatores de produção: são os recursos de produção da economia, sendo constituídos de recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

Pág.26
2- Adam Smith, suas principais idéias eram voltadas para o operário e o trabalhador da terra, opondo-se aos privilégios e as proteções estatais que apoiavam o " sistema mercantil ".

3- O Princípio das VantagensComparativas sugere que cada país deva se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Esta será, portanto, a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo país deverá importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior (cuja produção é relativamente menos eficiente). Desse modo,explica-se a especialização dos países na produção de bens diferentes, a partir da qual se concretiza o processo de troca entre eles.Seu autor foi David Ricardo.
Pág.67
1- Função demanda de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveispreços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.
3- A Função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas,salários, preço da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado.

Pág.105
3-Monopólio é a ausência de concorrência onde existe apenas um fornecedor, eles fixam um valor que lhes dará maior lucro, onde eles poderam diminuir a produção e aumentar os preços, por serem os únicos fornecedores. Os Oligopólios já possuem mais de um fornecedor mas mesmo assim sãopoucos, onde cada um tem uma grande parte do mercado, a alteração na venda de um desses fornecedores afetará a todos. Já os Monopólios não há problema algum, eles estimulam um preço que lhe dará maior lucro, e se aparecer algum concorrente, eles diminuem o preço para desistimular a entrada do concorrente.

4- - Concorrência Perfeita no Mercado de Fatores: Como os ofertantes são em grande número, nãopodem elevar o preço de seus serviços, por ser uma produção de mão-de-obra não especializado.
- Monopsônio: Onde há somente um comprador para vários vendedores.
- Oligopsônio: Onde há poucos compradores para muitos vendedores.
- Monopólio Bilateral: Quando há somente um comprador para um vendedor.

Pág.118
4- A idéia da não compatibilidade entre crescimento econômico e distribuição de...
tracking img