Kung fu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ALVORADA
Curso: Educação Física
Disciplina: lutas
Professor: João Carlos F. prado
Semestre/Turma/Turno: 5o “A” Noturno
A INFLUÊNCIA DO KUNG FU NA VIDA SOCIAL DOS ADOLESCENTES.

Nome: Carlos Alexandre
Giselle Sousa
José Carlos J. Santos
Kleber Everton
Thiago Fagundes
Setembro
2012
FACULDADE ALVORADA
Curso: Educação Física
Disciplina: Metodologia de lutas e artesmarciais
Professor: João Carlos F. prado
Semestre/Turma/Turno: 5o “A” Noturno
A INFLUÊNCIA DO KUNG FU NA VIDA SOCIAL DOS ADOLESCENTES.

Setembro
2012
RESUMO
O kung fu, arte marcial milenar conhecida por muitos apenas como forma de combate e/ou defesa pessoal, rompe barreiras e vai muito além disso. Projetos sociais com o intuito de melhorar a qualidade de vida e social deadolescentes carentes, usam a arte para atingir este objetivo. Projetos estes que são realizados através de organizações não governamentais que abrem espaço para comunidade exercitar sua criatividade, expressão corporal e habilidades pessoais.
Veremos então qual a influencia do kung fu na vida social destes adolescentes, assim como o que a arte representa em suas vidas e quais melhorias tiveram após oinicio da pratica.
Palavras chave:
Projeto, Social, Adolescente, Kung fu

INTRODUÇÃO

O kung fu é a modalidade de luta Chinesa mais antiga, resulta da evolução de um tipo mais antigo vindo da Índia, os golpes praticados no kung fu tanto de pés e mãos são muito parecidos com os do karatê. Características que diferenciam o kung fu de outras artes ou estilos de luta é o uso preferencialmentedos dedos na execução dos golpes e um estilo mais flexível de praticar formas. Pode se dividir o kung fu em basicamente duas formas principais em relação á luta e escolas. Demostrando uma preferência por golpes mais agressivos as escolas de linha “dura” dão grande valor ao uso dos pés e potenciam mais as mão, já as escolas de linha “mole” dão mais importância pra força (Tegner, 1973).
artemarcial com mais de 2.000 anos de história, conhecida por muitos ocidentais através dos filmes do grande mestre Bruce Lee, já era usada como forma de combate em 1122 A.C, segundo Paruslki Jr (1996), com o estilo punho, como era conhecido o kung fu, os guerreiros de Chou da China ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang. Mas foi na chamada era da primavera e do outono que o kung fu começou aganhar força.
Existe mais de 200 estilos de kung fu praticados em diversas partes da China, porem ha rumores que o kung fu do templo shaolin é o melhor dentre todos, usados pelos monges do templo por centenas de anos não apenas como uma tradição e medicina, mas também para proteger seu sagrado templo de ladrões que buscavam as riquezas ali guardas, muitos dos estilos foram criados através daobservação de animais e que também era usados para combate-los, os estilos mais famosos são: Garça, louva-a-deus, tigre, serpente, dragão e águia outras técnicas com mãos livres também muito usados são os estilos, wing chun, tai chi chuan e xing yi.
Além destas, existem as técnicas com armas, as quais requer muita pratica e habilidade, três das armas mais importantes e que vem acompanhado ospraticantes de kung fu são: A espada, o bastão e a lança, cada um com sua característica especifica. A espada é flexível, elegante e graciosa suas técnica consiste basicamente em cartar, perfurar, bater e defender. O bastão é ótimo para defesa, e é conhecida como pai de todas as armas, a lança é a arma mais usada no wushu era também a principal arma de combate pelos guerreiros, suas técnicas básicassão, cutucar, espetar, bloquear e empurrar, (Portal do kung fu, 2012).
Felizmente hoje o kung fu não é visto com tanta violência, apesar de ter sido usado com tal por diversas vezes, sua filosofia foi sempre contrária como podemos notar no pequeno dialogo de um mestre e seu discípulo onde prega a igualda:
Mestre: No lago há algumas flores de lótus que ficam acima d'agua, e, apesar de
suas...
tracking img