Ku klux klan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ku Klux Klan (também conhecida como KKK). Nome dado à várias organizações racistas dos Estados Unidos que apoiam a supremacia branca. A KKK, em seu período mais forte (1924),foi localizada principalmente na região sul dos E.U.A., em estados como Texas e Mississipi.

A primeira Ku Klux Klan na verdade foi fundada pelo General Nathan BedfordForrest da cidade de Pulaski, Tennessee, em 1865 após o final da Guerra civil americana. Seu objetivo era impedir a integração social dos negros recém-libertados, como porexemplo, adquirir terras, ter direitos concedidos aos outros cidadãos, como votar.

O traço característico de seus membros era o uso de capuzes cônicos e longos mantos brancos,destinados a impedir o reconhecimento de quem os usava.

A prática de terror dava-se desde desfiles seguidos por paradas com manifestações racistas, até linchamentos,espancamentos e assassinatos, passando ainda por incêndios de imóveis e destruição de colheita.

Proibida em 1877, em decorrência de seus atentados racistas, a Ku-Klux-Klan foireorganizada em Atlanta, tornando-se um numeroso grupo de pressão com cerca de 1 milhão de membros em 1922. Decadente às vésperas da crise de 1929, fortaleceu-se na década de 1960em oposição à política democrata de integração racial, sendo fortemente combatida pelo presidente Lyndon Johnson (1963-1969). Apesar do congresso norte-americano ter tentadoextinguir a atuação da Ku-Klux-Klan com a aprovação de leis, manifestações racistas ainda fazem parte da rotina de várias regiões dos Estados Unidos nesse início de milênio.O nome, cujo registro mais antigo é de 1867, parece derivar da palavra grega kuklos, que significa "círculo" e da palavra inglesa clan (clã) escrita com k.

Mikhail F.
tracking img