Kral max

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl marx:


QUEM FOI KARL MARX?

Karl Heinrch Marx , filósofo e economista alemão , nasceu em Trier ( atual Alemanha Ocidental ) a 5 de maio de 1818 . Estudou na Universidade de Berlim , interessando-se principalmente pelas idéias do filósofo Hegel . Formou-se pela Universidade de Iena em 1841.Em 1842 assumiu o cargo de redator – chefe do jornal alemão Gazeta Renana , editado em colôniaonde tinha a postura de um liberal radical.Ele queria descobrir a causa dos conflitos de classes provocadas pela revolução Industrial e o meio de os resolver .Algumas influências no desenvolvimento do pensamento de Marx : leitura crítica da filosofia de Hegel ( método dialético ) , contato com o pensamento socialista francês e inglês . ( uma transformação social total ) No ano de 1843 transferiu-separa Paris . Lá conheceu Engels , um radical alemão de quem se tornaria amigo íntimo e com quem escreveria vários ensaios e livros .Sua doutrina ,a revolução tinha de se realizar não só na França e na Inglaterra , mas em todo mundo civilizado ( universal ) .De 1845 a 1848 viveu em Bruxelas , onde participou de organizações clandestinas de operário e exilados .Em 1847 redigiu com Engels O ManifestoComunista , da teoria que , mais tarde ,seria chamada de marxismo.


OBRAS DE KARL MARX:

O alemão foi autor de muitas obras nas quais defendeu suas idéias. As principais delas são o Manifesto Comunista e O Capital (livros um, dois, três e quatro).

O Manifesto Comunista foi escrito em 1848 em parceria com Friedrich Engels. A obra critica a propriedade privada e o modo de produçãocapitalista – que privilegia os detentores dos meios de produção – e a forma como a sociedade acabou se estruturando em função disso. O Manifesto também busca demonstrar que o proletariado pode organizar-se para reverter essa situação, na chamada luta de classes.

Já O Capital é um conjunto de livros que foi escrito anos depois e somente o primeiro foi publicado enquanto Marx ainda era vivo. Esta obra éconsiderada um marco do pensamento marxista, pois expõe conceitos econômicos complexos como o da mais-valia, dos diferentes tipos de capitais e da produção capitalista como um todo.

Vilfredo pareto:

QUEM FOI VILFREDO PARETO?
A família de Vilfredo Pareto, originária da Ligúria, detinha o título de nobreza desde o início do século XVIII. Seu avô, Giovanni Benedetto Pareto, foi nomeado Barãodo Império por Napoleão em 1811. Seu pai, recebeu asilo em Paris devido às suas idéias republicanas e antipiemontesas. Lá se casou com Marie Méténier.

Em 1867 a família de Pareto volta à Itália onde este conclui os estudos secundários clássicos e estudos científicos na Universidade Politécnica de Turim.

Durante o período de 1874 e 1892 vive em Florença, tendo sido engenheiro ferroviário eDiretor-Geral das estradas de ferro italianas. Nesta época também participa da Sociedade Adam Smith em Florença e junto a esta em manifestações contra o socialismo de Estado, o protecionismo e o militarismo do governo italiano. Era adepto, na época, da democracia e do liberalismo. Em 1882 é candidato ao cargo de deputado sem sucesso.

Em 1889 casa-se com Alessandra Bakunin.Entre 1892 e 1894 publica estudos sobre os princípios fundamentiais da economia pura, entre outros pontos da teoria econômica. Em 1892, após contato com L. Walras, este o indica para tomar seu lugar na cadeira de economia política da Universidade de Lausanne. Em 1893 assumiria o cargo.

Em 1897 executou um estudo sobre a distribuição de renda. Através deste estudo, percebeu-se que a distribuição de riqueza não se davade maneira uniforme, havendo grande concentração de riqueza (80%) nas mãos de uma pequena parcela da população (20%).

Depois de separar-se de Alessandra Bakunin em 1901, passa a viver com Jeanne Régis em 1902.

A partir de 1907, por motivos de doença passa a reduzir, pouco a pouco, seu trabalho como professor.

Em 1923 Vilfredo Pareto é nomeado Senador do Reino da Itália. Publica então...
tracking img