Korea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O leste asiático passa por uma crise, que será observada de forma atenta e apreensiva, o seu desenrolar ocorrerá em vários capítulos. Entre eles verificaremos: Colonização, Divisão Pós-Colonização, Tentativa de Invasão do lado Sul pelo Norte e de que forma os Estados Unidos e ONU atuaram nesse memento.
E após, todos esses acontecimentos a República Democrática Popularda Coréia desafia seus vizinhos, o poder do Conselho de Segurança das Nações Unidas e não interrompe seus testes com mísseis balísticos. O que resultará no agravamento da tensão, onde no dia 25 de Maio de 2009, a Coréia do Norte anuncia ter realizado com sucesso um novo teste nuclear.
Medidas devem ser tomadas para evitar que a situação, que já é critica, termine por levar toda a região a umconflito de proporções nucleares, colocando em risco milhares de vidas civis. Mas todo cuidado é pouco, já que um passo em falso pode colocar toda a negociação em risco e gerar o que todos nós mais tememos.

Histórico da Coréia

Desde de 1902, o território que conhecemos como Coreano hoje em dia, é cenário para conflitos em relação á sua divisão.Nessa época, a Russia e o Japãoestavam interessados em colonizar a região.
A coroa Britânica, na intenção de evitar um maior conflito, propõe a ambos países separar as áreas de influência conforme uma linha imaginária de divisão. Essa linha é denominada de “ paralelo 38 N”, pois é traçada á 38 graus da linha do Equador.
Apesar do paralelo ter sido traçado, nenhum acordo formal é alcançado, e em 1910, o Japão tonra-secolonizador do território. Colonização essa extremamente violenta em questões militares e também culturais, através da imposição de língua, dos costumes, descaracterizando então o primeiro formato.
Porém, após a segunda guerra mundial, quando o Japão é atingido pelas bombas e se rende, inicia-se então, um grande conflito no território, pois a Coréia fica dividida entre soviéticos e americanos.
Omundo passava por um período que ficou historicamente conhecido como Guerra Fria. Essa época foi marcada pela disputa entre duas potências, Estados Unidos e União Soviética, que representavam os ideais capitalistas e socialistas, respectivamente. Essas duas nações temiam um confronto direto entre si, uma vez que as duas possuíam capacidade militar, tecnologia armamentista e nuclear para isso. Porém, oque ocorreu foi que as potências acabavam por travar muitos conflitos indiretos envolvendo nações menores.
A então recém criada, Organização das Nações Unidas desenvolveu planos para uma administração por parte dos países aliados, vencedores da Segunda Guerra Mundial, de territórios japoneses. Um desses territórios foi a Coréia. A União Soviética ficou administrando a região da penínsulacoreana ao norte do Paralelo 38º e os Estados Unidos administrando a região ao sul de tal paralelo.
Inspirados pela revolução comunista na China, em 1949, os norte-coreanos decidiram, no ano seguinte, tentar unificar as Coréias por meio de uma declaração de guerra ao Sul. Começava ali a Guerra das Coréias (1950-1953), que recebe apoio das tropas soviéticas de um lado e, do outro, a participação demilitares americanos.
Em 3 de Julho de 1950, a Coreia do Norte ataca de surpresa e toma Seul, a capital da Coreia do Sul. As Nações Unidas condenam o ataque e enviam forças, comandadas pelo general americano Douglas MacArthur, para ajudar a Coreia do Sul a repelir os invasores.
Em Setembro, as forças das Nações Unidas começam uma ambiciosa ofensiva para retomar a costa oeste, ocupada pelo exércitonorte-coreano. No dia 15 desse mês, chegam com certa facilidade a Incheon, perto de Seul, e algumas horas depois entram na cidade ocupada. Os setenta mil soldados norte-coreanos são vencidos pelos cento e quarenta mil soldados das Nações Unidas. Cinco dias depois, exatamente três meses após o início das hostilidades, Seul é libertada.
Com essa vitória, os Estados Unidos mantêm sua supremacia no...
tracking img