kog- psicomotricidade

798 palavras 4 páginas
Tema: Psicomotricidade
Conceito de Psicomotricidade
O conceito de psicomotricidade está relacionado ao esquema corporal. A criança encontra-se em melhores condições de desenvolver-se em seus aspectos motor, intelectual e sócio-emo c ional na faixa etária compreendida entre o nascimento e os oito anos de idade.
Implicações envolvidas no processo de estimulação e exploração dos movimentos corporais; a escrita, a fala e a leitura, entre outros, podem ser prejudicadas se não houver atenção e atividades voltadas à dimensão física e de movimento da criança. A criança percebe a si e aos outros a partir de sua própria pessoa. A consciência de si mesmo é que permite seu desenvolvimento e a exploração de suas potencialidades e capacidade de interação e intervenção na realidade circundante. Além disso a forma como o sujeito se expressa com o corpo traduz sua disposição ou sua indisposição nas relações com coisas ou pessoas. Esse aspecto psicológico, muito importante, ajuda-nos a identificar melhor certas perturbações devidas a fatores afetivos. Chama também nossa atenção para a possibilidade de melhorar a vida social e afetiva das crianças, tornando precisas suas noções corporais e fazendo com que adquiram gestos precisos e adequados (DE MEUR e STAUS, 1991, p.10).

Areas Psicomotoras
Coordenação Motora Fina: Capacidade de controlar pequenos músculos para exercícios refinados. Exemplo recorte, colagem, encaixe, escrita, etc.
Coordenação Motora Global: Possibilidade do controle e da organização da musculatura ampla para a realização de movimentos complexos. Exemplos: correr, saltar, andar, rastejar, etc.
Estruturação Espacial: É a orientação e a estrutura do mundo exterior, a partir do Eu e o depois a relação com outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento, é a consciência da relação do corpo com o meio.
Organização Temporal: É a capacidade de avaliar tempo dentro da ação, organizar-se a partir do próprio ritmo, situar o presente em

Relacionados