klhh

1052 palavras 5 páginas
Matéria Prova- Rosi

1- Justifique a afirmativa “Pelo trabalho o homem se alto produz”
O homem transforma a natureza, e nessa atividade se distingue do animal porque sua ação é dirigida por um projeto (antecipação da ação pelo pensamento ) sendo portando deliberada, internacional. Além disso, para que o distanciamento da ação seja possível, o homem faz uso da linguagem ao representar o mundo, torna presente no pensamento o que está ausente e comunica-se com o outro. O trabalho se realiza então, é sobretudo, como atividade coletiva.

2- Discorra como o trabalho que se desenvolvia na antiguidade grega, romana, idade média e moderna.
Na antiguidade grega- todo trabalho manual é desvalorizado por ser feito por escravo, enquanto a atividade teórica, considerada a mais digna do homem, representa a essência fundamental de todo ser racional.
Romana- o trabalho era desvalorizado.
Idade Média- Santo Tomás de Aquino procura reabilitar o trabalho manual, dizendo que todos os trabalhos se equivalem, mas na verdade, a própria construção teórica de seu pensamento, claçada na visão grega, tende a valorizar a atividade contemplativa.
Idade Moderna- a situação começa a se alterar: o crescente interesse pelas artes mecânicas e pelo trabalho em geral justifica-se pela ascinção dos burgueses, vindos de segmentos dos antigos servos que compravam sua liberdade e dedicavam-se ao comercio, e que portanto tinham outra concepção a respeito do trabalho.

3- Como surge a Classe proletariado?
Com o aumento da produção aparecem os primeiros barracões das futuras fábricas, onde os trabalhadores são submetidos a uma nova ordem, a da divisão do trabalho com ritmo e horários preestabelecidos. O fruto do trabalho não mais lhes pertence e a produção é vendida pelo empresário que fica com os lucros.

4- Como se caracteriza a cidade pós-industrial?
A partir das metades do século XX surge o que chamamos de sociedade pós-industrial, caracterizada pela ampliação dos serviços (setor

Relacionados

  • EVANS PRITCHARD Bruxaria Oraculos E M Hellip
    49674 palavras | 199 páginas