klerjgfsd

1385 palavras 6 páginas
Como vender ou avaliar moedas

Cristiano Bierrenbach http://www.moeda.net/

De todos os e-mails, cartas e telefonemas que recebemos aqui na Moeda.Net, a vasta maioria consiste na mesma questão: “Tenho algumas moedas e/ou cédulas antigas e gostaria de vendê-las ou avaliá-las”. Quase todas indagações são muito parecidas e de desfecho semelhante: as moedas e cédulas em questão têm muito pouco ou nenhum valor. Por esse motivo e a fim de poupar o tempo dos curiosos em saber sobre o valor de suas moeda e cédulas, resolvi escrever esse artigo que espero, elucidará várias duvidas e questões referentes ao assunto.

É comum encontrarmos em nossas casas ou na casa de parentes uma caixinha, pote ou vaso cheio de moedas antigas. É tradição guardar moedas velhas, que perderam o valor na esperança de que algum dia elas voltem a ter valor como “raridade”. O fato é que em 99,9% dos casos essas moedas não têm e nunca terão qualquer valor importante para colecionadores ou estudiosos. E porque moedas essas moedas antigas, muitas vezes com mais de 100 anos não tem valor? Porque iguais as moedas encontradas “na caixinha da vovó”, existem milhares, milhões de “caixinhas” com as mesmas moedas espalhadas pelos lares brasileiros. E por isso, pela imensa quantidade de “oferta” destas moedas, elas não têm valor para o reduzido número de colecionadores em nosso país.

Vamos, porém tratar de casos concretos, para que você que está curioso em saber se sua moeda tem valor, possa tirar suas dúvidas. Podemos dividir moedas de duas formas, por sua época (ou data), e por seu metal (ouro, prata, cobre, bronze, cupro-níquel, aço-inox, etc.). Na primeira categoria, podemos fazer a seguinte divisão:

1. Moedas posteriores a 1850 (com data de 1850 até o presente)
2. Moedas anteriores a 1850 (datadas de 1695 a 1849)

1.

Relacionados