kkkdftgerydrt

273 palavras 2 páginas
no segundo capítulo do livro Roque Laraia desmistifica antigas formas de explicar os diferentes padrões culturais da humanidade. Inicialmente ele aborda o “Determinismo Biológico” que afirma que a composição física e biológica do homem era o motivo pelo qual eles agiam do modo que agiam. Ele derruba essa ideia com um simples exemplo da divisão sexual do trabalho mostrando que essa relação é diferenciada de cultura pra cultura, embora todas tenham a presença de homens e mulheres. Em seguida ele trata do “Determinismo Geográfico” que o meio em que uma sociedade se encontra determina a maneira como ela vai agir. Mais uma vez ele derruba essa teoria mostrando exemplos de vários povos que compartilham um mesmo ambiente geográfico, mas tem hábitos distintos.

"O que é cultura?" .

Agora vamos a crítica. Como sou apaixonada pelo conceito cultura e quero estudá-lo cada vez mais a fundo, este livro caiu como uma luva para mim. Ele resume bastante a história da cultura. Não fica "enrolando" para chegar ao ponto principal, e os exemplos que dá são de fácil entendimento.

No meu curso, sempre ouvi falar bastante bem desse livro e agora que terminei de lê-lo não me arrependo de tê-lo comprado da primeira vez que o vi.

O recomendo para todos aqueles que se interessem pelo tema, como disse no início. Só por nunca terem feito uma disciplina de Antropologia ou não trabalharem na área não sejam preconceituosos e se fechem a ele. É uma boa pedida para ser introduzido nesse lindo mundo novo que anda sobre nossa sociedade sem que percebamos.

Relacionados