Kkiki

1667 palavras 7 páginas
APRESENTAÇÃO

Este Projeto consiste em uma proposta interdisciplinar visando superar as dificuldades de leitura, interpretação e escrita de alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Bernardo F. Stoettinger, no turno matutino. A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas publicas. Pensando neste contexto, o Projeto torna-se viável, pois pretende fomentar esse processo tão importante em um mundo letrado como o nosso de maneira alegre e descontraída, ou seja, fazendo uso da ludicidade. As crianças precisam desenvolver várias habilidades nos primeiros anos do Ensino Fundamental para que ocorra o aprendizado da leitura e da escrita. A metodologia e as estratégias pedagógicas do professor , para que isso concorra, são extremamente importantes. Dessa forma, o lúdico constitui uma excelente fonte de recursos pedagógicos para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita. Quando falamos de ludicidade, pensamos em atividades prazerosas e desafiadoras que levam a criança a conhecer a si própria e seu contexto social. O lúdico é desenvolvido por meio de jogos, brincadeira, musicalidades etc.
Enfim, as atividades lúdicas como recurso pedagógico constituem em um instrumento criativo, interativo, participativo, cooperativo, pois possibilita à criança construir seus conhecimentos por meio de desafios, formulação de hipóteses, resolução de problemas de modo afetivo e concreto.

PROBLEMATIZAÇÃO
Analisando os resultados das avaliações, processuais e conclusivas da primeira unidade do ano em curso dos alunos envolvidos no projeto, foi possível perceber que parte significativa desses não obteve bons resultados, atribuindo a esses, a grande dificuldade que os alunos apresentam em escrever, ler e interpretar a leitura. Esse diagnóstico desencadeou muitas indagações levando aos professores a uma reflexão acerca da problemática resultando dessa forma, neste projeto de intervenção

Relacionados

  • kkiki
    585 palavras | 3 páginas
  • okokokok kkiki
    1047 palavras | 5 páginas