kjhjh

651 palavras 3 páginas
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE FICHAMENTOS
_____________________________________________________________________
É sempre bom começar qualquer tema por sua definição. Fazer fichamentos é, para o(a) pesquisador(a), um elemento prévio em qualquer pesquisa. Há um método quando seguimos um certo caminho para alcançar determinado fim, proposto de antemão. Na pesquisa acadêmica, como alhures, o “método” implica a escolha de técnicas e alternativas para o encaminhamento de uma questão. O fichamento é uma das principais técnicas para o encaminhamento de uma pesquisa ou estudo.
“FICHAMENTO” é um instrumento de investigação que se caracteriza pelo ato de registrar (ou fichar) o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Para fazê-lo, é preciso elaborar fichas que facilitem a compreensão e preparem o pesquisador a execução de trabalhos. Fichar é uma forma de compreender criticamente os instrumentos (documentos e textos de diversos tipos) de sua formação acadêmico-profissional.
O fichamento completo deve apresentar os seguintes dados:
1.

Indicação bibliográfica – mostrando a fonte da leitura (cf. ABNT). As indicações bibliográficas registram os dados essenciais do livro ou texto.
Regras gerais para a indicação bibliográfica:
a)
b)
c)
d)
e)

sobrenome e nome ao autor (ou autores, organizadores etc.); título e subtítulo da obra (e tradutor, se houver); coleção (caso seja uma obra pertencente a uma coleção); número da edição (se houver várias); local da edição (se não houver indicação, escrever s.l., que significa: sem local)
f) data da edição (se não houver indicação, escrever s.d., que significa: sem data);
g) número de páginas ou de volumes de que a obra se compõe.

Exemplos de indicação bibliográfica:
WILSON, John. Philosophy and Religion. The Logic of Religions Belief.
London: Oxford University Press, 1961, 487 p.
LUCIANO. Como se deve escrever a história. Tradução, introdução, apêndices e o ensaio “Luciano e a

Relacionados