kjhgi

1322 palavras 6 páginas
Trabalho de Historia

Matéria: Renascimento e Reforma Protestante

Aluno: Sérgio Pereira Ventura Júnior

- O renascimento trouxe uma nova forma de ver e de produzir as obras tanto esculturas quanto pinturas, são três principais diferenças: - Realismo das figuras: destacava a natureza e buscavam recriar a realidade; - Técnica de perspectiva: sensação de profundidade e volume as obras, esse avanço foi possível devido a união de outras áreas de conhecimento para produção artística tais quais matemática, geometria, biologia, etc. - Valorização da arte Greco-romana: linhas retas, colunas e os arcos típicos da antiguidade clássica.
- O berço do renascimento: Península itálica:
- Podemos dividir o período renascentista em três etapas na Itália: - Trecentos – Século XIV, transição entre o Gótico e o renascimento; - Quatrocentro – Século XV, a maturidade do renascimento ;
Artistas desse período: Sandro Botticelli; Donatello; Filippo Brunelleschi; - Quintocentro – Século XVI, a construção de obras com financiamento dos Papas.
Artistas desse período: Raphael; Michelângelo.
- A expansão do Renascimento - Após expandir entre as cidades italianas de Roma. Veneza, Florença, etc, o renascimento cheogu até os Países Baixos e toda a Europa ocidental.
Reforma Protestante
- A crise religiosa e o poder da Igreja Católica.
Martinho Lutero e João Calvino não foram os primeiros a tentarem mudar o comportamento dos representantes da Igreja Católica. Ainda durante o ápice da Igreja, John Wyclif, inglês e Jan Hus, Boêmio, atual República Tcheca, combatiam certos abusos da Igreja, eram chamados de hereges.
- Principais aspectos debatidos:
- Venda de cargos eclesiásticos (relativo ao clero) a pessoas que não tinha vocação religiosa;
- O luxo e riqueza em que viviam os membros do alto clero;
- Despreparo intelectual de muitos membros do Clero;

Os motivos dessa insatisfação foi agravado devido a ascensão da burguesia e o

Relacionados