kjeij

6763 palavras 28 páginas
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA A história da fotografia está intimamente ligada ao desenvolvimento de duas disciplinas científicas: a Ótica e a Química. Existem experiências realizadas, em vários locais e distintos períodos da história, que podem ser considerados precursoras da invenção da fotografia.
As primeiras fotografias surgiram do aperfeiçoamento dessas duas técnicas – física e química – num único experimento. Em 1826, Joseph Nicéphore Niépce registra a primeira imagem fotográfica. Alguns anos depois, Niépce divide suas experiências com Jacques mande Daguerre. Em 1839, Daguerre demonstra ao mundo o processo fotográfico batizado de Daguerreótipo. Consistia numa chapa de cobre polida, coberta com uma fina camada de prata sensibilizada com vapores de mercúrio, que possibilitava uma gravação direta. Um Daguerreótipo não podia gerar outros daquela mesma cena ou imagem projetada pela lente da câmera. Batizado de Calotipia, o sistema de Talbot permite, a partir do negativo, obter-se grande quantidade de cópias positivas ou, simplesmente, na passagem de negativo para positivo, aprimorar a qualidade da imagem positiva final. Por motivos puramente técnicos, os primeiros registros fotográficos foram de paisagens e algumas cenas de cidades ou ambientes. Havia o interesse de fotografar pessoas, mas elas não conseguiam ficar paradas o tempo de exposição necessário. As pesadas câmeras produziam imagens muito pouco luminosas e as chapas sensíveis precisavam de muito para registrá-las. Em 1900, George Eastman (KODAK) dá importante contribuição para a popularização da fotografia, até então restrita a aficcionados, fabricando pequenas câmeras (Brownie) que eram vendidas com filme já colocado, no valor de U$ 1,00).
Fotografia (do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste"1 ), por definição,2 é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as

Relacionados