Kierkegaard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Soren Aabye Kierkegaard nasceu na capital dinamarquesa, Copenhague, em 1813.
Considerava-se pecador diante do olhar de Deus, apesar de sua educação ter sido baseada no princípio do amor e temor deDeus, assim mesmo sentia sobre si a responsabilidade dos pecados de seu pai.
Sua obra trás as marcas dos relacionamentos difíceis que teve com seu pai e com sua noiva Regina Olsen, com quem rompe umromântico noivado que durara aproximadamente um ano.
E morreu em 1855.
Em 1843  publica Temor e Tremor. Obra que é considerada a mais profunda onde comenta a história de Abraão empenhado emsacrificar seu filho Isaac para obedecer à ordem de Deus.
Seu último livro, A Escola do Cristianismo, é uma crítica à igreja. O autor se posiciona contra um teólogo chamado Martensen, e contra o Bispo deMynster
Quase todas as obras são publicadas com pseudônimos possivelmente são para se proteger de sua briga com o bispo da Igreja Luterana.
Como pensador cristão, defendeu o conhecimento que se originada fé. Kierkegaard afirmava que a existência humana possui três dimensões: a dimensão estética, a dimensão ética e a dimensão religiosa.
* A dimensão estética: na qual se procura somente o prazer.* A dimensão ética: na qual se vivencia problema da liberdade e da contradição entre o prazer e o dever.
* A dimensão religiosa: marcada estritamente pela fé.
Para Kierkegaard , cabe ao serhumano escolher em que dimensão quer viver. Para ele poderia também ser fases da vida, primeiro seria a estética, depois a ética e por fim a religiosa, que seria o estágio mais elevado.
Ele éconsiderado o pai do existencialismo ,pois através de si e de seus problemas quer encontrar uma explicação para a sua existência.
Ele procurou analisar os problemas da relação existencial do homem com omundo, consigo mesmo e com Deus:
* A relação do homem com o mundo: é dominada pela angústia. Essa angústia seria por não saber se nossas expectativas vão ser realizadas. “ No possível, tudo é...
tracking img