Khob oj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS
UNIDADE ESCOLAR DE DOURADOS
CURSO DE QUÍMICA

















VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
(VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE)


















DOURADOS-MS
OUTUBRO DE 2012

LEONARDO DA VINCCE TESSARO STEFAISK

















VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
(VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE)Trabalho elaborado por solicitação da disciplina de Química Analítica Experimental.
Pofª. Drª. Cláudia Andréa Lima Cardoso.




















































DOURADOS-MS
JUNHO DE 2006

I-INTRODUÇÃO




Em uma análise volumétrica, a quantidade de umconstituinte de interesse (amostra) é determinada através da reação desta espécie química com uma outra substância em solução, chamada de solução-padrão, cuja concentração é exatamente conhecida. Sabe-se qual a quantidade da solução-padrão necessária para reagir totalmente com a amostra e a reação química que ocorre entre as duas espécies, têm-se condições para se calcular a concentração dasubstância analisada.
O processo pelo qual a solução-padrão é introduzida no meio reagente é conhecido como titulação. Na titulação volumétrica mede-se o volume de solução padrão consumida na determinação. (BACCAN, p. 215).
Em análises volumétricas a quantidade de substância que se busca analisar pode ser determinada de forma indireta, medindo-se o volume de uma solução de concentraçãoconhecida da qual se necessita, para que a reação com o constituinte que se analisa ou com outra substância quimicamente equivalente. (AYRES, p. 279).
Nem todas as reações químicas podem servir de base para as determinações volumétricas. Uma reação química para ser útil em uma análise deste tipo, deve preencher os determinados requisitos como: ser extremamente rápida, ser completa no ponto deequivalência do sistema químico (permite fácil localização do ponto final do processo), deve possuir uma equação química bem definida e que descreva bem o fenômeno ocorrido; e deve permitir o uso de meios satisfatórios para a detecção do ponto final do processo.
A solução-padrão a ser usada em uma análise volumétrica deve ser cuidadosamente preparada, pois, caso contrário, a determinação seresultará erroneamente. Pode-se, em alguns casos, preparar soluções de concentração exatamente conhecidas pesando-se com precisão, algumas substâncias muito puras e estáveis e dissolvendo-as, com um solvente adequado, em balões volumétricos aferidos. As substâncias que se presta a tal procedimento, chamados de padrões primários, devem apresentar as seguintes características: ser de fácil obtenção,purificação e secagem; ser fácil de testar e de eliminar eventuais impurezas; ser estável ao ar sob condições ordinárias, senão longos períodos, pelo menos durante a pesagem e possuir grande massa molecular, pois desta forma o erro relativo na pesagem seria pequeno e desprezível. (BACCAN, p. 216-217).
Em uma análise volumétrica ou em uma padronização deve-se estimar a grandeza da amostra aser titulada, de modo que seja gasto um volume de titulante de aproximadamente 3/5 do volume total da bureta. Utilizando-se este procedimento, os erros de leitura do volume tornam-se geralmente desprezíveis.
Em soluções aquosas, as titulações de neutralização são aquelas nas quais íons hidrogênio hidratados, H3O+ , são titulados com íons hidroxila, OH-, ou vice-versa. Isto é válido quandoácidos fortes, bases fortes, ácidos fracos, bases fracas, sais de ácidos e de bases fracos estão envolvidos na reação de titulação, a qual nestes casos é descrita como:
H3O+ + OH-↔2 H2O
Nem sempre uma reação entre quantidades equivalentes de um ácido e de uma base resulta em uma solução neutra, isso por causa dos fenômenos de hidrólise que acompanham as reações entre ácidos fortes...
tracking img