kgjhkjlk.,

1707 palavras 7 páginas
1) Descreva superficialmente o modelo atômico de Rutherford-Bohr e suas consequências.
Nesse modelo a maior parte da matéria é constituída de vazio, onde praticamente toda massa do átomo está concentrada em uma região central de cara positiva, chamada de núcleo. Em torno do núcleo estão orbitando elétrons com massa quase nula e carga negativa.
Por sua vez o elétron só pode orbitar em camadas com energias pré-definidas, ou seja, a energia dos elétrons em um determinado átomo é quantizada de acordo com a órbita estacionária em que ele se encontra.
Sendo as órbitas mais externas mais energéticas que as mais internas, ao saltar de uma órbita mais externa para uma mais interna o elétron deverá emitir o seu excesso de energia na forma de um fóton (onda eletromagnética). Esse fóton deverá ter a diferença de energia entre a órbita mais externa e a órbita mais interna, ou seja:

Energia do Fóton Emitido = Energia da Camada Inicial - Energia da Camada Final

Um elétron também pode absorver um fóton e saltar para uma órbita mais externa, se neste caso o fóton tiver a energia mínima igual a diferença entre as camadas.

2) O que é radioatividade?
É a capacidade que determinados radioisótopos, elementos químicos radioativos, tem em buscar ficarem estáveis energeticamente através da emissão de radiação, seja corpuscular ou eletromagnética.

3) Um material radioativo pode contaminar? De um exemplo de um material radioativo.
Sim. O I-131, elemento químico instável do Iodo, é um exemplo de radioisótopo utilizado em medicina nuclear para diagnóstico e tratamento de tireoide.

4) O que é radiação?
É a propagação de energia na forma corpuscular (alfa e beta) ou eletromagnética (luz visível, raios X, raios Gama, radiofrequência e etc).

5) Radiação contamina?
Não, radiação não contamina. A radiação é propagação de energia e não sendo material biológico nem químico não pode contaminar.

6) O que é radiação eletromagnética (fóton)?
A radiação eletromagnética é

Relacionados