Keynes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Alguns pioneiros da teoria econômica deram sua contribuição para evolução da economia. Um desses per cursores foi John Maynard Keynes que argumenta com pericia, sobre o sistema econômico, que será o nosso tema de estudo. Sua obra “Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda” ele faz uma analise da crise vivida nos Estados Unidos apresentando possíveis soluções.

A Analise sobreas teorias de John Maynard Keynes

Objetivo Geral

Analisar as principais contribuiçoes de John Maynard Keynes na economia capitalista.


Objetivo Especificos

* Contextualizar o periodo historico analisado pelo economista.

* Identificar os principais conceitos postulados em sua construção teorica

* Verificar a contribuição do economista para a analise sobre(produção e circulação)

Biografia

Segundo dados bibliográficos pesquisados no site “www.netsaber.com.br” John Maynard Keynes nasceu em 05\06\1883, em Cambridge na Inglaterra numa família de intelectuais. Estudou no famoso Colégio Eton, freqüentado pela aristocracia inglesa, onde obteve várias medalhas por mérito em matemática. Na Universidade foi aluno do famoso economista Alfred Marshall.Em 1916ingressou no Tesouro Britanico exercendo vários cargos importantes
Após a Primeira Guerra Mundial, ele foi conselheiro da delegação britânica nas negociações de paz, mas em 1919 pediu demissão alegando esta em desacordo com as compensações econômicas impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes, pois estas não eram factíveis. Em 1919 publicou seu ponto de vista no livro "As Conseqüências Econômicasda Paz". Seu trabalho teve grande impacto político em todas as nações capitalistas.
Durante a década de 20, as suas teorias econômicas analisaram a necessidade da interferência do Estado nos mercados instáveis do pós-guerra. Em 1932 Keynes redigiu seu "Tratado Sobre a Reforma Econômica".
Mas a obra que o tornaria famoso foi talvez a mais importante, foi publicada em 1936, a "Teoria Geral doEmprego, do Juro e da Moeda”. Neste livro ele faz uma analise sobre a crise de 1929 que assolou os Estados Unidos e posteriormente o resto do mundo capitalista.
Durante a Segunda Guerra Mundial Keynes volta a integrar o Tesouro Britânico. Em 1944 chefia a delegação britânica na Conferencia de Bretton Woods, que dará origem ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (o FMI).
Keynesfaleceu em 21\04\1946, em Firle na Inglaterra em decorrência de problemas cardíacos.


Analise histórica

De acordo com os autores Hunt e Sherman na década de 20 os Estados Unidos vivia uma era de prosperidade e abundancia econômica. O país havia conquistado a hegemonia financeira na economia mundial. Eram lideres na área de produção industrial. Os americanos consumiam mais do que nunca naaquisição de aparelhos elétricos. O desemprego oscilava no nível de 3,2% neste período.
Porém no dia 24 de Outubro de 1929 este crescimento foi interrompido. Este dia que ficou conhecido como a ”Quinta-feira Negra” ocorreu a quebra na Bolsa de Valores de Nova York.

“Os empresários, atemorizados e descrentes, efetuaram cortes drásticos na produção e nos investimentos. A conseqüência disso foi odeclínio da renda nacional e o desemprego em massa, o que, por sua vez, minou ainda mais a confiança na economia. Enquanto perdurou esse circulo vicioso, milhares de corporações faliram, e milhões de trabalhadores foram á rua. Uma das piores catástrofes econômicas na historia do país estava em curso.” (Hunt e Sherman; pag.164-165)

No período de 1929 á 1932 registraram-se milhares de falências deempresas; muitos bancos suspenderam suas operações; os valores das ações na Bolsa de Nova York caíram drasticamente. Varias pessoas ficaram desempregadas e cerca de um quarto da população se viu sem acesso aos meios necessários para garantir a sua subsistência. A renda agrícola caiu a menos da metade e o produto industrializado caiu 50% do seu consumo. A nação mais prospera do mundo estava...
tracking img