Kelvin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No ano de 1513, na cidade italiana de San Casciano,um exilado político ocupa-se todas as manhãs coma administração de uma pequena propriedade onde está confinado. À tarde, joga cartasnuma hospedaria com pessoas simples do povoado. À noite, veste trajes de cerimônia e passa a conviver, através da leitura, com homens ilustres do passado.

Chama-se Maquiavel. Ao meditar sobreassuntos políticos, Alina o fecundo diálogo com autores antigos à longa experiência do mundo moderno, adquirida numa vida inteira dedicada aos negócios públicos florentinos. Um dos resultados dessameditação é um pequeno livro, O Príncipe, que contém ensinamentos de como conquistar Estados e conserva-los sob domínio; em síntese, um manual para governantes.

Maquiavel faleceu sem ter visto realizadosos ideais pelos quais se bateu durante toda a vida. A carreira pessoal nos negócios públicos tinha sido cortada pelo meio com o retorno dos Médicis e, quando estes foram destituídos do poder, osconcidadãos esqueceram-se dele, um homem que a fortuna tinha feito capaz de discorrer apenas sobre assuntos de Estado. Também não foi concretizado, enquanto viveu, o ideal de uma Itália poderosa eunificada.


CAPÍTLO I – "DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUANTOS MODOS SE ADQUIREM"

TESE:

"Todos os Estados, todos os domínios que tem havido e que há sobre os homens foram e sãorepúblicas ou principados. Os principados ou são hereditários, cujo senhor é o príncipe pelo sangue, ou são novos. Os novos são totalmente novos, ou são como membros acrescentados a um Estado que umpríncipe adquire por herança. Estes domínios são adquiridos com tropas de outrem ou próprios, pela fortuna ou pelo mérito."(Pág. 33)

ANÁLISE:

Os poderes de Estado são ou transmitidos através de herança, poder aquisitivo, ou por mérito.


CAPÍTULO II – "DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS"

TESE:

"Referir-me-ei somente aos principados, e procurarei discutir e mostrar como esses principados...
tracking img