Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MARX

Introdução

Ao analisarmos Karl Marx e suas ideologias sobre a sociedade humana, vemos a importância de seu pensamento intelectual em relação aos conceitos econômicos, já que esteacreditava que a razão também era uma forma de construção de uma sociedade mais justa.

Ideias e Criticas

“O capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana”.
Grande responsávelpela falta de insensatez. Ele defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que,segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.

“A alienação fundamental tem suas raízes no fenômeno religioso...”
Ofenômeno religioso é uma criação fantástica da mente, deste modo, o homem submete-se às forças divinas; essa submissão funciona como um entrave à realização de seus desejos terrenos. Tudo é resultado daação do próprio homem.

“Todo fenômeno social ou cultural é efêmero”.
Todas as formas de manifestações sejam elas culturais, sociais e econômicas possuem tempos curtos de duração, pois o homemproduz e consome de forma transitória, o modo de produção muda ao longo dos anos para se adaptar às novas relações de consumo que surgem dentro do capitalismo.

“O ato de produzir gera novasnecessidades, produtos da existência social”.
Por conseguinte, as desigualdades sociais surgem em decorrência da existência das classes sociais, pois todos necessitam consumir para sobreviver, mas nem todospossuem renda para o consumo básico e necessário. A produção gera necessidade de consumo, alguma das vezes associada à compulsão.

“A divisão social do trabalho expressa modos de segmentação dasociedade, ou seja, desigualdades sociais...”.
Tudo é relativo à estrutura dos meios de produção e a maneira da ganhar a vida, logo sabe-se que as desigualdades sociais existem e estas são responsáveis...
tracking img