Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Heinrich Marx, mais conhecido como Karl Marx foi um filósofo, historiador, economista, sociólogo e jornalista prussiano-alemão. Seu pensamento e obra atingem diversas áreas do conhecimentohumano e é considerado o maior economista de todos os tempos.
Durante sua vida publicou diversas obras notáveis, dentre elas, O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867 – 1894), ambas redigidas emparceria com Friedrich Engels.
Nascido em uma família de classe média, na cidade de Tréveris, antigo Reino da Prússia, estudou direito na Universidade de Bonn e logo em seguida transferiu-se para aUniversidade de Berlim, onde perderia o interesse por Direito, voltando-se para a Filosofia, onde participou ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos, o qual procurava tirar conclusões radicais dafilosofia de Hegel e fundamentar a necessidade da transformação burguesa da Alemanha.
Ao terminar os estudos, começou a escrever para um jornal radicalista da Província de Colônia, chamado GazetaRenana, o qual teve suas atividades encerradas em março de 1843 pela censura estatal da Prússia. Ainda no mesmo ano, no mês de junho, casou-se com Jenny von Westphalen, filha de um barão prussiano, eforam residir na cidade de Paris. Lá assumiu a direção do jornal Anais Franco-Alemães, o qual teve apenas uma edição publicada devido à várias dificuldades decorrentes. Foi também em Paris, no ano de1844, que conheceu Friedrich Engels - homem que viria a trabalhar junto a ele em uma série de obras - e aprofundou-se em seus estudos sobre economia política (Adam Smith, David Ricardo, James Milletc.), socialistas franceses (principalmente Claude Henri St. Simon e Charles Fourier) e história da França, produzindo reflexões que resultaram nos Manuscritos Econômico-Filosóficos. Economia políticafoi o assunto que Marx iria prosseguir até o final de sua vida e que resultaria em sua principal obra, os três volumes da série chamada O Capital.
Ainda em Paris, Karl Marx começou a escrever para o...
tracking img