Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx (1818-1883)
Marx nasceu em uma família de classe média, de situação confortável, em Trier, às margens do rio Mosela, na Alemanha. Aos 17 anos, Marx matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Bonn e mostrou-se sensível ao romantismo que ali predominava: havia ficado noivo pouco antes da filha de um barão, figura destacada da sociedade de Trier e que havia despertado emMarx o interesse pela literatura romântica e pelo pensamento político.
O pai de Marx mandou-o para a Universidade de Berlim, onde ele passou os quatro anos seguintes e abandonou o romantismo em favor do hegelianismo que predominava na capital naquela época.
Marx participou ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos, onde produziu uma crítica radical do cristianismo e, implicitamente, umaoposição liberal à autocracia prussiana.
Quando o acesso à carreira universitária lhe foi vedado pelo governo prussiano, Marx transferiu-se para o jornalismo e, em outubro de 1842, foi dirigir, em Colônia, a influente Gazeta Renana, jornal liberal apoiado por industriais renanos.
Os incisivos artigos de Marx, particularmente sobre questões econômicas, levaram o governo a fechar o jornal, e o seudiretor resolveu emigrar para a França.
Ao chegar a Paris em fins de 1843, Marx estabeleceu rapidamente contato com grupos organizados de trabalhadores alemães que haviam emigrado e com as várias seitas de socialistas franceses.
Durante os primeiros meses de sua permanência em Paris, Marx tomou-se logo comunista convicto e começou a registrar suas ideias e novas concepções em uma série de escritosque mais tarde ficariam conhecidos como Manuscritos econômicos e filosóficos, mas que permaneceram inéditos até cerca de 1930.
Nestes manuscritos, Marx esboçava uma concepção humanista do comunismo, baseada num contraste entre a natureza alienada do trabalho no capitalismo e uma sociedade comunista na qual os seres humanos desenvolveriam livremente sua natureza em produção cooperativa.
Foitambém em Paris que Marx iniciou a colaboração com Friedrich Engels que duraria toda sua vida.
Em fins de 1844, Marx foi expulso da capital francesa e transferiu-se (com Engels) para Bruxelas, onde passou os três anos seguintes, tendo nesse período visitado a Inglaterra, que era então o país industrialmente mais adiantado do mundo e onde a família de Engels tinha interesses na fiação de algodão emManchester.
Em Bruxelas, Marx dedicou-se a um estudo intensivo da história e criou a teoria que veio a ser conhecida como a concepção materialista da história. Essa concepção foi exposta num trabalho (também só publicado postumamente), escrito em colaboração com Engels e conhecido como A ideologia alemã, cuja tese básica é a de que "a natureza dos indivíduos depende das condições materiais quedeterminam sua posição".
Marx participou intensamente da atividade política, polemizando, e ingressando na Liga Comunista, organização de trabalhadores alemães emigrados sediados em Londres da qual se tornou, juntamente com Engels, o teórico principal. Na conferência da Liga realizada em Londres em fins de 1847, Marx e Engels receberam a incumbência de escrever um manifesto comunista que fosse aexpressão mais sucinta das concepções da organização. Pouco depois que Manifesto comunista foi publicado em 1848, uma onda de revoluções varreu a Europa.
Em princípios de 1848, Marx transferiu-se novamente para Paris, onde a revolução eclodira primeiro, e em seguida para a Alemanha, onde fundou, de novo em Colônia, o periódico Nova Gazeta Renana.
O jornal, que teve grande influência,sustentava uma linha democrática radical contra a autocracia prussiana, e Marx dedicou suas principais energias à sua direção, já que a Liga Comunista havia sido praticamente dissolvidas.
Com a onda revolucionária, porém, o jornal de Marx foi proibido e ele buscou asilo em Londres, em maio de 1849, para começar a "longa e insone noite de exílio" que deveria durar o resto de sua vida.
Ao fixar-se em...
tracking img