Karl marx (1818 – 1883)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karen Sgobbi - Serviço Social - UNAERP

KARL MARX (1818 – 1883)

Foi um economista e filósofo alemão, conhecido por ter elaborado a ideia do materialismo histórico, teoria da luta de classes, doutrina comunista, entre outras obras. Sua teoria é influente na sociologia, política, economia, psicologia e Direito.
Marx estudou Direto e envolveu-se com movimentos políticos revolucionários, o quefez com que elaborasse, a partir dessa experiência, sua teoria. Por conta do caráter radical de suas ideias, viveu privações e dificuldades em fixar lugar de moradia.
Amigo Friederich Engels, e desenvolveram conjuntamente algumas obras, entre elas em 1848 o Manifesto Comunista, onde já esboçavam suas principais ideias com a luta de classes e o materialismo histórico.
Depois de vários exílios,finalmente se instala em Londres, onde passa por muitas dificuldades e vive praticamente de favores e ajuda de Engels. Lança o livro O Capital.
Os pressupostos básicos da teoria de Karl Marx vieram de Hegel, outro filósofo alemão. Embora criticando o idealismo hegeliano, fez uso de sua dialética para elaborar o materialismo histórico. Esta teoria prega a ideia de que as relações de produçãoeconômicas são determinantes nas instâncias políticas, culturais e sociais. Segundo Marx, era o conjunto das relações produtivas (infraestrutura) que governava o mundo na construção das ideias (superestrutura). Outro filósofo que influenciou Marx foi Ludwig Feuerbach, mas distanciou-se deste por achar que o homem deveria ser olhado de uma perspectiva menos abstrata.
No seu livro O Capital, Marxdesenvolveu a teoria da Mais Valia, que era o valor do capital referente ao lucro do capitalista.
Outras obras importantes de Karl Marx: Teses sobre Feuerbach (1845), Ideologia alemã (1846), 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852).
As teorias de Marx influenciaram a Revolução Russa de 1917, teóricos e políticos como Lênin, Trotski, Stalin e Mao Tsé-Tung. Assim, sua doutrina esteve presente em váriospaíses, como a extinta URSS, a China e Cuba.
Morreu em Londres, em consequência de uma bronquite e de problemas respiratórios.


Materialismo Dialético

Marx defende o materialismo dialético tentando superar o pensamento de Hegel, que define a dialética como a conciliação dos contrários nas coisas e no espírito. Para ele a idéia e o espírito estão na raiz do movimento ao caracterizar-se sobrea natureza e a história (Idealismo). A verdade é conhecida somente porque o erro foi experimentado e a verdade triunfou; e Deus é infinito apenas porque ele assumiu as limitações de finitude e triunfou sobre elas.
A dialética lida essencialmente com o conflito, com as contradições da realidade.
Já para Karl Marx a dialética do materialismo é posição filosófica que considera a matéria como aúnica realidade e que nega a existência da alma, de outra vida e de Deus. Ambas sustentam que realidade e pensamento são a mesma coisa: as leis do pensamento são as leis da realidade.
Hegel apresentava uma filosofia que procurava demonstrar a perfeição do que existia (divinização da estrutura vigente); Marx apresentava uma filosofia revolucionária que procurava demonstrar as contradições internas dasociedade de classes e as exigências de superação (Relações Sociais). A forma como os indivíduos se comportam, agem, sentem, e pensam vincula-se.
A dialética em Marx permite compreender a história em seu movimento, em que cada etapa é vista não como algo estático e definitivo, mas como algo transitório, que pode ser transformado pela ação humana. De acordo com Marx, a história é feita pelos sereshumanos, que interferem no processo histórico e podem, dessa forma, transformar a realidade social, sobretudo se alterarem seu modo de produção.

Materialismo Histórico

Marx desenvolveu uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e das representações...
tracking img