Kahl popper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com Base nas discursões dos seminários e nos capítulos 4 e 7 do livro de OEC, comente a citação de Karl Popper na Página 134 do Módulo.
Desde o tempo de Aristóteles, alguns cientistas vêm tentandodefinir ciência, observando isso, percebe – se o quanto a ciência é ampla. Popper diz que “estudar ciência representa o nosso desejo de conhecer”. O conhecimento é que nos trará a verdade das coisas.Descartes, diz que a razão é o que gera o conhecimento verdadeiro, ou seja, o conhecimento pela razão, o conhecimento sobre o mudo, é uma verdade absoluta, onde o ser humano deve propor uma iniciativade pensamento (racionalismo). Bacon e Descartes vêem o pensamento como uma forma de levar o ser humano a crescer, mas para Bacon o conhecimento é adquirido pelo sentido – observações (empirismo)através de métodos indutivos. Mas há uma ponte entre esse empirismo e o racionalismo, proposto por Kant, que dizia que há duas formas de conhecimento, o empírico que obtido pela experiência; e o puro quepossuía um caráter de universalidade e necessidade, ou seja, são aquelas condições que organizam a matéria – prima, separado o tangível do abstrato.
Nota – se que para obter um conhecimento melhor, oconhecimento antigo é aperfeiçoado. Com o circulo de Viena, no século XX, ficou claro esse progresso cumulativo da ciência. Por exemplo: Aristóteles =>Galileu=>Newton=>Einstein, havendo umaperfeiçoamento de suas teorias científicas. Popper era um falsificacionista, muito importante para filósofos e cientistas de hoje, mas não usava a indução como forma de obter conhecimento, pois não davaa certeza absoluta das coisas. Lakatos com seu programa de pesquisa procurava melhorar o falsificacionismo Popperiano, era uma forma de orientação para pesquisas futuras. Uma teoria seria consideradao núcleo, e sobre ele estariam um cinturão de hipóteses, condições iniciais do núcleo, sendo assim, os programas de pesquisas progridem pelo fortalecimento de degeneração de problemas. Popper e...
tracking img