Juventude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A juventude ontem, hoje e amanhã. Aspectos comportamentais e éticos.
Em qualquer época da história, um jovem terá sempre no âmago os mesmos padrões de comportamento. O que fará a diferença, vai ser o adulto que estiver vivendo na época deste jovem. O que este adulto tiver como bagagem para passar a esse jovem vai ser o diferencial.
Um jovem hoje, já fuma e toma cerveja na frente de seus paisda mesma forma que a quarenta anos atrás lia um livro.
Adolescentes, meninos e meninas, tem seus quartos liberados por seus pais, para fazer sexo. Mas por que? Porque para os pais é mais seguro ter seus filhos em casa, mesmo que fumando, bebendo cerveja ou fazendo sexo.
É mais seguro, estão em casa, debaixo das asas do papai e da mamãe.
Hoje, século vinte e um, não se encontra muita ética entrejovens não, e se você for um pouco mais realista, vai ver que ética não existe para jovem, eles nem sabem o significado desta palavra. Estamos vivendo na era do "tudo liberado", das inversões de valores; filhos "educam" os pais e lhes impõe castigos.

Jovem hoje não quer nem ouvir falar em política, bem diferente da época da ditadura militar ( década de 1960 até final de 1970 ), onde muitosjovens morreram torturados, fuzilados, lutando contra um regime político que vinha contra seus principos.
Hoje eles lutam, brigam, matam, morrem, mas por outros motivos, como exemplo; torcidas de futebol. Toda a energia de combate, que poderia ser usada para fins construtivos, é empregada constantemente nesta modalidade.
A mídia ajuda a incitar este tipo de comportamento? Quem tem a resposta?
Paraos jovens de hoje, século vinte e um, não existe mais ética, é o "vale tudo".
Mas será que a mesma entidade que ajudou-os a chegar a este tipo de comportamento, pode ( se quiser ) pelo menos tentar reverter as coisas, com outras formas de informar, e por que não, reeducar?

A JUVENTUDE DE HOJE
A JUVENTUDE DE HOJE - É A DE ETERNAMENTE; SEMPRE...

A mola do progresso.

“Nossa juventude dehoje adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade, e não tem o menor respeito com os mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos, eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus...”. (Sócrates, século V a.c).

“Essa juventude está estragada até o fundo do coração: os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como ajuventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter nossa cultura...”. (Autor desconhecido, Babilônia – Século 41 a.c).

Milênios e séculos se passaram e o discurso continua o mesmo. A luta entre o novo e o velho é lei da vida: transformação e transmutação que leva ao progresso.
Dia após dia as mudanças correm aceleradas quebrando os paradigmas e as configurações anteriores;saímos da fase dos músculos (trabalho braçal) para ao cérebro informação e conhecimento. Várias ondas de mudança ou revoluções ocorreram muito rápido, cada vez mais rápido e acelerando. Revolução agrícola, industrial, informação, globalização, cosmologia.
Nesta reta final as transformações são, a cada dia, mais rápidas, abocanhando as faixas etárias; separando o joio do trigo; gerações deixaram deser contadas em décadas como se fazia na modernidade; hoje as gerações são diferenciadas de ano a ano, semestre a semestre; breve: dia a dia.

Na era digital, as mentes ainda analógicas vão pirar – o número de malucos vai aumentar de forma alucinante. Quem ainda não toma Prozac e Rivotril e similares ou sucedâneos?
Qual a idade dos pacientes?
O que é ser um paciente? Paciente ou doente?
Porque as crianças de hoje teimam em copiar as doenças dos idosos?

O grande desafio:
Quem não toma remédio algum há mais de uma semana, um dia, uma hora?
Nem um chazinho? Nem uma cafeína ou vitamina?

As dúvidas e os questionamentos dos antigos sobre o que é verdadeiro ou falso; real ou imaginário; ético ou não, serão “destroçadas” pela simplicidade das mentes que conseguem ler com mais...
tracking img