Juventude acautelada: o perfil dos adolescentes juizforanos no centro socioeducativo de juiz de fora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Débora Almeida Barbosa
Luana Fachinetti de Almeida


JUVENTUDE ACAUTELADA: O PERFIL DOS ADOLESCENTES JUIZFORANOS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE JUIZ DE FORA



















Resumo: Este trabalho tem como foco analítico o perfil dos adolescentes autores de atos infracionais, acautelados no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, à luz da compreensãoda juventude como categoria social inserida num contexto de ausência de políticas públicas voltadas a este setor. O trabalho foi elaborado sob via de análise que considera que o tema da violencia e da criminalidade dos adolescentes está intimamente associado às determinações (macro)societárias no contexto contemporâneo da globalização e das mudanças do mundo do trabalho.Palavras-Chave: Juventude. Violência. Política


Abstract: This work focuses on the analytical profile of adolescents who have infractions, Centre Socio respected in Juiz de Fora, in the light of understanding of youth as a social category embedded in a context of absence of public policies in this sector. The work was prepared under way of analysis that considers theissue of violence and criminality of adolescents is closely associated with the determinations (macro) in the contemporary context of corporate globalization and the changing world of work.


Keywords: Youth, Violence. Politics


I – INTRODUÇÃO

As inquietações que permitiram a realização deste trabalho, surgiram ao longo da trajetória acadêmica na Faculdade deServiço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, uma vez que suas autoras perceberam de forma comunal um privilégio no processo de formação o qual possui enfoque e direcionamento em dois principais campos de atuação do assistente social quais sejam: saúde e assistência. Tal enfoque nos evidenciou algumas inquietações na medida em que nos proporciona inúmeros questionamentos no que se refere aoutros campos de atuação profissional dentre as quais o espaço do sóciojurídico.
O interesse nessa temática ganhou maior espaço na medida em que nos inserimos como bolsistas de iniciação científica em pesquisa coordenada pela Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Tardin Cassab, intitulada “Jovens Pobres: de quem se fala”. Tal projeto de pesquisa teve como foco o levantamento do perfil dos adolescentesautores de atos infracionais no município de Juiz de Fora. Com base na análise dos dados subtraídos da pesquisa, notamos que dentre todos os adolescentes, somente uma minoria recebia como medida o acautelamento provisório em instituição educacional de internação.
O envolvimento com o tema se acentuou, a partir da inserção de uma das autoras deste projeto como estagiária no CentroSocioeducativo de Juiz de Fora[1].
É com base nestes pressupostos que desenvolvemos este trabalho cujo foco analítico é o perfil dos adolescentes autores de atos infracionais, acautelados no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, à luz da compreensão da juventude como categoria social inserida num contexto de ausência de políticas públicas voltadas a este setor. O trabalho foi elaborado sob via deanálise que considera que o tema da violência e da criminalidade dos adolescentes está intimamente associado às determinações (macro)societárias no contexto contemporâneo da globalização e das mudanças do mundo do trabalho.




II – DESENVOLVIMENTO

A estruturação do mercado de trabalho foi um marco determinante para o agravamento da pobreza no Brasil. Foi na década de 1970 que o mundo dotrabalho vivenciou sua fase mais crítica, com um quadro de crise do capital.
Como forma de responder a crise, evidenciam-se diversas mudanças. Uma delas tem seus rebatimentos no mundo do trabalho, uma vez que o quadro atual demonstra a redução dos postos de trabalho, o aumento do trabalho precarizado e particularmente a exclusão dos jovens do mercado de trabalho. Segundo Cassab e Reis...
tracking img