Just in time - o sistema logístico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUST IN TIME - O Sistema Logístico

Ana Carolina Lassi
Ana Paula Caitano
Ellen Ramos Lobato
Graziele Souza Pereira
Universidade FUMEC
RESUMO

Este artigo trata-se de um estudo da filosofia Just In Time (JIT) de administração da manufatura, focalizando o aprimoramento do processo produtivo - em ganhos de qualidade e produtividade - como estratégia para ajudar uma empresa a alcançar e/oumanter vantagem competitiva em custo. A abordagem parte do conhecimento do sistema Just In Time e seus principais objetivos, demonstrando as vantagens e desvantagens do sistema e definindo os indicadores de produtividade e qualidade que mensuram a eficácia da implantação da metodologia JIT na empresa.

PALAVRAS - CHAVE: Sistemas logísticos, Just in Time, Kanban.

1. INTRODUÇÃO

Umaempresa consegue garantir seu sucesso empresarial à medida que entrega ao cliente o produto ou serviço, de modo que ele possa perceber claramente o seu valor. Assim, para garantir esse sucesso empresarial, os estudos relacionados aos sistemas logísticos têm alcançado grande importância estratégica, onde novos conceitos têm ampliado os horizontes de atuação com merecido destaque em todo o mundo.Segundo Lambert, Stock e Vantine (1999, p.826), em 1986 o Council of Logistics Management (CLM) definiu logística como:
“o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo eficiente e eficaz de matérias primas, estoques de produtos semi-acabados, acabados e do fluxo de informações a eles relativo, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes.”

Jápara Christopher (1997, p.2)
“a logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.”

Com a constante evolução edesenvolvimento da complexidade dos mercados, uma nova visão empresarial tem utilizado uma abordagem mais atual e ampla para os sistemas logísticos, chamado de Supply Chain Management (SCM), isto nada mais é do que um conjunto de processos de negócios, como, por exemplo, desenvolvimento de novos produtos, que em muito ultrapassa as atividades diretamente relacionadas com a logística integrada,apresentando uma abordagem mais abrangente, de elevada importância na evolução da logística contemporânea. Assim, fica evidente que a sobrevivência e o sucesso das organizações nos dias atuais dependem muito do desempenho individual de cada empresa e também do sistema logístico de que ela participa.
Diante desse quadro, o objetivo do presente artigo é apresentar a importância de um processo deavaliação de desempenho individual das empresas e do sistema logístico, propondo a utilização de conceitos como o Just in Time e o kanban.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. Conceito
O conceito do JIT é bastante simples: produzir e entregar os produtos a tempo (just in time) de serem vendidos. Peças a tempo de serem montadas e materiais a tempo de serem transformados em peças. Isto não significatransferir os estoques do consumidor para o fornecedor ou do posto de trabalho a jusante para o posto de trabalho a montante. A meta final é a eliminação total dos estoques, ao mesmo tempo em que se atinge um nível de qualidade superior. 
O Just in Time surgiu no Japão, no princípio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestãoque pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso. Quando a Toyota decidiu entrar no processo contínuo de fabricação de carros, depois da Segunda Guerra Mundial, com pouca variedade de modelos de veículos, era necessária bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade comparáveis aos conseguidos pelos...
tracking img