Juros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“A transformação do valor do dinheiro no tempo só pode ser feita a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo.”

O tempo é um fator diretamente proporcionalao valor do dinheiro, podemos afirmar que quanto maior o período, maiores serão as influencias dos agentes externos em relação ao poder de compra da moeda específica. Todo capital parado e nãoinvestido , perde o que poderia estar recebendo em forma de juros.
O valor do dinheiro sofre influência dos juros a ele aplicados, seja através de um investimento que o faça render, o custo de sua captaçãoou até mesmo o custo de oportunidade, quando o mesmo não é investido.
Os juros, de modo geral, é a remuneração do capital empregado. Para quem empresta, os juros são uma compensação pelatransferência do usufruto do capital. Já para quem investem, os juros representam o retorno de um capital investido. Segundo Anísio Costa Castelo Branco, 2008: Os juros aplicados ao capital podem ter dois pontosde vistas:

- De quem paga: os juros podem ser chamados de despesas financeiras, custo, prejuízos, etc.
- De quem recebe: podemos entender como sendo rendimentos, receitas financeiras, ganhos, etc.No regime de juros simples apenas o capital inicial, também chamado de principal, rende juros. Nesse regime não se somam os juros do período ao capital para o cálculo de novos juros nos períodosseguintes. Juros não são capitalizados e, conseqüentemente, não rendem juros.
No regime de juros compostos somam-se os juros do período ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes,os juros são capitalizados e passam a render juros.
No nosso dia-a-dia o regime mais adotado é a capitalização composta, seja na compra de um bem, pagamento de financiamentos, em qualquer sistemafinanceiro e no cálculo econômico.
As aplicações feitas com juros simples evoluem linearmente, já nas aplicações com juros compostos a evolução é exponencial. “Por isso, sempre teremos o valor...
tracking img