Juros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As taxas de juros, em geral, apresentaram um recuo, em especial a taxa básica Selic que registrou 7,5% no segundo trimestre, seguida de uma queda para 7,25% no terceiro e no quarto trimestre, emrelação ao trimestre anterior(Colocar o mês em que a taxa foi alterada para 7,25%. Aqui não é trimestre anterior, pois você não está calculando a variação entre dois períodos. A taxa de juros é medida em %ao ano).
A base monetária, formada pela quantidade de papel moeda emitida mais as reservas bancárias, apresentou quedas sucessivas de -6,25% no segundo trimestre e de -4,68% no terceiro trimestreseguida de uma variação positiva de 10% no quarto trimestre de 2012, em relação ao trimestre anterior.
A quantidade de papel moeda emitida, nos últimos três trimestres, apresentou sucessivos aumentos,com uma variação de 1,35% no segundo trimestre, de 7,64% no terceiro trimestre e de 25,63% no quarto trimestre, em relação ao trimestre anterior. Em conjunto, as reservas bancárias registraram quedasde 24,31% no segundo trimestre, 33,91% no terceiro trimestre e 27,02% no quarto trimestre, em relação ao trimestre anterior. Dessa forma, as reservas bancárias proporcionaram as quedas da basemonetária no terceiro e no quarto trimestre.
Os meios de pagamento, formado pelo papel moeda em poder do público mais os depósitos à vista, apresentaram variações positivas nos três trimestres, registrandouma expansão de 2,11% no segundo trimestre, de 5,77% no terceiro trimestre e de 24,88% no quarto trimestre, em relação ao trimestre anterior.
O papel moeda em poder do público registrou um crescimentode 2,13% no segundo trimestre, de 8,73% no terceiro trimestre e de 26,71% no quarto trimestre, em relação ao trimestre anterior. Já os depósitos à vista registraram aumentos de 2,08% no segundotrimestre, de 3,29% no terceiro e de 23,34% no quarto trimestre, em relação ao trimestre anterior. A ampliação de M1 mostra a expansão da liquidez da economia diante da redução das taxas de juros e da...
tracking img