Juros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Matemática Financeira
Aluno EBS: Najua de Mello Abdul Hak
RA: 1114111026

Juros Simples e Juros Composto

Segundo Samanez, “juro é a remuneração do capital empregado”. Sendo assim, após aaplicação do capital por um determinado período, temos um acréscimo no valor inicial. É o custo pago pela pessoa que utiliza o capital de outros.
De acordo com Alexandre Assaf Neto, as taxas de jurosdevem ser eficientes para remunerar o risco da operação realizada, a perda do poder de compra do capital devido à inflação e o capital emprestado. Existem dois juros que são incorporados ao capital em umdeterminado tempo. São eles o juro simples e o juro composto.
O juro simples é calculado com base no valor nominal, não importando o período da operação. É bastante restrito, sendo usado emoperações de curto prazo. São utilizados para o cálculo de encargos a pagar para empréstimos e rendimentos financeiros para aplicações. Neste regime, a taxa varia de acordo com o tempo. O crescimento do jurossimples é linear ao tempo. O valor do juro é calculado pela fórmula: J=C x i x n, onde C é o capital, i é a taxa de juros e n é o prazo.
Para o cálculo do juros simples, deve-se ater aos diferentesprazos de tempo apresentados na situação, obtendo assim a taxa proporcional, onde iguala-se o prazo estipulado para o de capitalização ou o inverso. Essa taxa é usada em operações como o cálculo dejuros de mora, descontos bancários, créditos de curto prazo, apuração de encargos sobre o saldo devedor da conta corrente, etc. Em outros casos, temos a taxa de juros equivalente. Nesta, não importa qualé o intervalo de tempo, elas serão iguais.
No regime do juro composto, o cálculo do juro é referente ao período, acrescido de juro sobre os juros acumulados até a última parcela. Nesse caso ocorreremuneração sobre os juros, estes são capitalizados. Esse juro oferece maior rentabilidade quando comparado ao juros simples. O crescimento do juros composto é exponencial, portanto tem um...
tracking img