juridico

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
ESCOLAS D0 PENSAMENTO JURÍDICO
Nome: roberto alves
Turma: 3n3
Direito: manha sala3
Professor: alfredo neves
Escola da Exegese
Surgiu no início do século xlx em meio ao caos político e social da França revolucionária. Nessa época, as diversas trocas de governo no Estado Francês, principalmente durante o período do Terror, provocaram uma grande desordem no ordenamento jurídico deste país,o que causava grandes prejuízos aos negócios da classe social mais favorecida pela Revolução: a burguesia.
Contudo, com a ascenção de Napoleão Bonaparte ao poder, a burguesia patrocinou a criação de um código civil que consolidou as conquistas burguesas da Revoluçãoe que trouxe ordem e segurança ao ordenamento júri-
Dico francês. Nascia, assim, o código Napoleônico. Com um legislador que ditaleis válidas para todos os tempos e para todos os lugares.
HISTORICISMO JURÍDICO
Em uma época na qual a especulação político –jurídica ainda estava submersa em abstrações metafísicas, e em que a história e a lei positiva eram desprezadas, o pensamento de Montesquieu anunciou um direito com propósito de ser fidedigno ás reais condições em que a sociedade surge, existe e evolui. Em seus tratados-mais precisamente , em “Do Espírito das Leis”-, ele defende a consideração da história como fonte de conhecimento para captar o
Porquê das condutas humanas – que se dá conforme as circunstâncias- e examinar a adequação de suas leis a estas.Evidenciando a necessidade de lutar-se contra leis hostis aos reais costumes do povo, para, então, no âmbito do Estado e da sociedade, sanarem-se asdesigualdades acarretadas pelo manejo legal e oportunista.
ESCOLA DO DIREITO LIVRE
A escola do direito livre propôs novos métodos de interpretação, permitindo-se em alguns países ao Juiz corrigir e completar a Lei, guiado por orientações subjetivas, com a valorização de interesses pelos próprios sentimentos, criando no lugar e ao lado do Direito Positivo.
Não havia acordo entre os defensores destacorrente.
Para uns, o juiz só pode criar o Direito no silêncio da Lei;
Para outros, o juiz só pode criar o Direito ao proceder á interpretação lógica;
E para outros, em qualquer caso, o juiz tem liberdade para, inclusive, ao interpretar a norma ir de encontro a mesma, todas as vezes em que tiver como objetivo buscar o direito justo.
Entendem os seguidores da Escola do Direito Livre que o juiz,guiado pelo sentimento e pela consciência jurídica deve inspirar-se nos dados da realidade social.
Na visão dos seguidores da Escola do Direito Livre não é a lei que, unicamente,produz o Direito, mas, a seu lado, a jurisprudência, os costumes, a equidade e os fatores sociológicos.
Uma crítica é feita sobre essa escola, os opositores entendem que na interpretação da norma o que deve prevalecer é avontade da sociedade, pela lei e, de forma nenhuma, a vontade individual do juiz.
REALISMO JURÍDICO
È uma corrente doutrinária surgida nos Estados unidos na primeira metade do século xx que centraliza o estudo do direito na atuação do juiz.considerando o direito aplicado concretamente- e não a moral, a justiça ou as normas jurídicas- o objeto central de pesquisa de jurista. O realismo jurídicoentende que o direito é fruto de decisões judiciais , e a ciência do direito deve se ocupar tanto em analisar decisões judiciais anteriores quanto em prever como certas questões serão decididas – tanto quanto possível, já que para o realismo o direito é fruto exclusivo da mente de juízes, por isso, é dotado de elevado grau de incerteza.
Para o realismo, a regra jurídica assume seu sentido apenas etão somente no momento em que ela é interpretada pelo juiz, sendo este, então, o agente criador do direito.
CULTURALISMO JURÍDICO
A inovação no culturalismo por Lask foi a reavaliação do conceito
Kantiano de categoria.Na formulação original de Kant, a categoria
Seria um esquema inerente á racionalidade humana capaz de con-
Feri significado para a mente daquilo que ocorre na realidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juridico
  • jurídico
  • Juridico
  • Jurídico
  • juridico
  • Juridicos
  • Jurídico
  • juridico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!