Judaismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Que É Ideologia – Alex Castro (alexcastro.com.br)

Meu roommate cozinheiro foi demitido do melhor restaurante aqui da cidade.
Ele veio do Kansas pra Nova Orleans só por esse trabalho. (Quando perguntei o que tinha acontecido, ele fez um bico e disse: "o chef voltou de viagem e não gostou da minha salada de melancia.")
Ele não tinha carteira assinada, plano de saúde, férias, nada disso.Tinha que trazer seus próprios apetrechos: ia para o trabalho com uma malinha de facas e panelas. O pior mesmo era não ter horas fixas. Seu horário básico era de 8h as 15h. Em dias movimentados, acabava tendo que ficar até as 18h, 19h. Em dias fracos, ou fora da temporada, era comum mandarem-no pra casa ao meio-dia, ou avisarem que não precisava vir nos próximos três dias. Não preciso nem dizer queele só ganhava pelas horas trabalhadas, não? Quatro dias em casa, por exemplo, significava uma perda de quase um quinto da sua renda mensal - que já era pequena.
Pior ainda, ele não podia se arriscar a trabalhar em outro restaurante no turno da noite, pois sabia que se o primeiro precisasse dele até mais tarde e ele avisasse que não podia pois estava indo para seu segundo emprego, a resposta padrãoera "então, pode ficar por lá mesmo, está despedido." O melhor restaurante de uma cidade de restaurantes como New Orleans pode se dar ao luxo de presumir que, para um chef em começo de carreira, trabalhar lá é um privilégio.
Pois bem então. Graças ao mal-explicado affair da salada de melancia (não riam), meu roommate foi demitido e estava na varanda, desorientado, pensando se procurava outroemprego em Nova Orleans ou se ia embora, o que fazer, pra onde ir. Eu, meio chocado com suas condições de emprego, que para os níveis daqui são super-normais (regular relação entre empregado e empregador é coisa de comunista, cruz credo!), lhe contei como funcionavam as leis trabalhistas no Brasil.
E ele, um cara inteligente, ouviu tudo com interesse, refletiu e, ali, na varanda de casa, fumando ebebendo compulsivamente, se sentido sozinho e rejeitado, sem saber pra onde iria nem como iria pagar o aluguel, sem economias e cheio de dívidas da universidade, agora sem carro pois ele quebrou, não teve dinheiro pra pagar e abandonou, esse moço, nesse momento da vida, recém-demitido de uma hora pra outra, ouviu sobre o FGTS e as leis trabalhistas do Brasil, e a primeira coisa que perguntou foi:"Mas não fica muito caro contratar e demitir pessoas?"
Ideologia é isso.
* * *
Quem já entendeu, pode parar por aqui. O resto do texto é pura nota de rodapé.
A questão não é se meu roommate está certo ou errado, se FGTS é bom ou ruim, se as leis trabalhistas engessam ou não a economia. Eu mesmo tenho minhas muitas ressalvas, especialmente quanto ao FGTS. A questão é a ideologia que fundamentae embasa nossa interpretação da realidade.
Meu roommate do Kansas, crescido no coração da América, mesmo quando demitido de um emprego onde não tinha nenhum direito trabalhista, ainda assim vê, pensa, percebe, reflete, entende o mundo... do ponto de vista do patrão. Sua primeira reação foi se colocar não em seu próprio lugar ("poxa, se eu morasse num país assim, pelo menos ganharia um dinheirinhoagora...") mas no lugar do chefe que tinha acabado de despedi-lo.
Passo boa parte do meu tempo tentando fazer privilegiados (homens, brancos, classe média, etc) se identificarem com os desprivilegiados (mulheres, negros, pobres, etc). É muito difícil se identificar com o outro. Uma ideologia que consiga quebrar nossa tendência natural de puxar a sardinha para o nosso lado só pode ser uma dasmais bem-sucedidas do mundo. Pena que, ao invés de fazer os ricos se identificarem com os pobres, faz os pobres se identificarem com os ricos.
É impossível um texto não ter ideologia ou não estar totalmente imerso na ideologia do seu autor ou, no mínimo, da sociedade que o produziu. Quando você tem a ilusão de estar lendo um texto que não é ideológico, isso simplesmente quer dizer que o texto tem...
tracking img