Judaismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUDAÍSMO
O judaísmo é uma das religiões mais antigas da humanidade, sua fé provém dos primeiros líderes, Abrão e Moisés, podendo também ser chamado de mosaico.
Eles crêem em um só Deus , e tem sua fé fundamentada na torá (cinco primeiros livros da Bíblia).Na Bíblia encontran-se diversas narrativas de sofrimentos sobre este povo, perseguido ao longo da história.
BÍBLIA HEBRAICA:A BíbliaJudaica equivale ao Antigo Testamento, é a revelação de Deus e se chama Tanakh. É formada por três livros: Torá, Nebiim e o Ketubim. Foi escrita em pergaminho (pele de cabra ou ovelha) que para os judeus do Leste Europeu , são cobertos com um manto especial bordado( seda, veludo...). É guardado em uma caixa de madeira chamada “tik”.
SINAGOGA: Principal local de encontro, em seu altar não se encontramimagens e objetos, pois as imagens são proibidas segundo os mandamentos de Deus.
A atenção principal é a Arca( tipo de armário que fica na parede oriental na direção de Jerusalém, para guardar os rolos de pergaminho da Torá)
O rabi ou rabino , é responsável pelo ensino da lei e o sermão .É necessária apresença mínima de dez homens judeus para que haja um serviço religioso na sinagoga.
FASES DAVIDA
NASCIMENTO – Menino judeu nasce e completa oito dias de vida é realizado a “circuncisão”( remoção do prepúcio do pênis), realizada por um mohel. As meninas também são levadas após oito dias , recebem nome e orações.
JUVENTUDE: Para marcar a maioridade dos meninos ,é realizada uma cerimônia chamada de Bar Mitzvah, no primeiro sábado após seu 13° aniversário, ele vai até a sinagoga para lerpartes da Tora em hebraico e receber a bênção paterna. Já as meninas assim que completam 12 anos possuem uma cerimônia semelhante que é chamada de Bat Mitzvah.
CASAMENTO:O casamento é realizado na sinagoga ou em qualquer lugar desejado desde que aconteça debaixo de um toldo que representa o céu, chamado de hupá. Um rabino celebra o casamento, depois o noivo coloca a aliança e eles compartilham umcopo de vinho. Após ketubá (contrato de casamento) é lido e entregue a noiva.Em seguida os noivos ficam sob um baldaquinho (chuppah) onde recebem as sete bênçãos do casamento. Bebem o vinho novamente e o noivo quebra o copo com o pé.
MORTE E SEPULTAMENTO: A cremação não é permitida. Os corpos são lavados e vestidos de brancos e colocado no caixão. O homem é enterrado com seu xale de coração.Oluto da família se prolonga por 30 dias.
CARACTERISTICAS DO JUDAISMO :
Os judeus usam preces do livro das orações ou suas próprias palavras para louvar a Deus , pedir auxílio, demonstrar gratidão e confessar os pecados. A Shema é a mais importante de todas as preces.
O nome de Deus é sagrado, por isso não o pronunciam. Chamam de Deus de HaShem ( isto é “o Nome”).
Os judeus homens usam duranteas orações o tefilin (caixinha de couro) onde contém pedaços de pergaminhos com palavras da Shema. É usado no braço esquerdo e/ou na testa.
Outro vestuário importante é o kippa usado para rezar na sinagoga ou em casa. É um pequeno gorro em forma de calota, usado para cobrir parte da cabeça em respeito a Deus. As mulheres judaicas também cobrem seus cabelos quando estão na sinagoga ou em locaispúblicos.
O Mezuzá é um estojo pequeno fixado no batente direito da porta da casa. Nele é colocado versículos da bíblia
REGRAS ALIMENTARES: Alimentos Casher (adequado ou permitido) são alimentos permitidos aos judeus, e suas origens se encontram na Bíblia, como os animais que ruminam( vaca, ovelha...), os peixes somente os que possuem escamas e barbatanas. São permitidas todas as frutas e verduras,o vinho ,somente se for feito por um judeu. Toda comida feita de sangue também é proibida, e existe uma regra especial para abater os animais ,caso isto não ocorra de maneira correta, o animal é considerado impuro. Existe também uma regra que proibe comer derivados de leite junto com carne.
FESTIVIDADES DO JUDAÍSMO: O Shabbat (sábado) é o dia de descanso semanal, inicia-se no pôr-do-sol da...
tracking img