Joseh Louis Proust

815 palavras 4 páginas
Joseph Louis Proust

Paixão Herdada
Uma infância preenchida com frascos, fórmulas e substâncias químicas marcou profundamente Joseph
Louis Proust. Seu pai, um boticário francês, lhe ensinou tudo que sabia e lhe passou a paixão pelos experimentos. Portanto, não foi nenhuma novidade quando o jovem optou por seguir a carreira de cientista. A dedicação por pesquisas em laboratório transformou o químico em um dedicado pesquisador. O resultado não poderia ter sido diferente. Ele foi o responsável pela descoberta da lei das proporções definidas, também conhecida como Lei de Proust.

Primeiros Passos
Proust nasceu em setembro de 1754 em Angers, na França. Desde criança foi aficcionado por experimentos e trabalhou durante um tempo com seu pai. A prática em laboratório que adquiriu desde cedo não o impediu de aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos em uma universidade. Formou-se em química em Paris. No início de sua carreira, foi chefe da farmácia do hospital Salpêtrière, trabalho que lhe permitiu aprofundar seu conhecimento de laboratório. Nesta época, o químico teve a oportunidade de dedicar parte de seu tempo em pesquisas e graças a isso, publicou trabalhos sobre urina, ácido fosfórico e o alúmen. Em pouco tempo, ganhou prestígio e reconhecimento e pronunciava palestras e conferências no Palais Royal.
Temporada na Espanha A convite do rei Carlos IV, em 1789, Proust viajou a Madrid, na Espanha. Tornou-se diretor do laboratório real e lecionou na academia de artilharia de Segóvia e de Salamanca. Teve tempo para estudar os minerais espanhóis e para realizar estudos que deram origem à descoberta de extração de açúcar da uva. Proust estava realizando pesquisas sobre o açúcar presente em frutas e vegetais. Ele demonstrou aos seus alunos espanhóis que o açúcar das uvas era idêntico ao açúcar encontrado no mel, hoje chamado glicose. Proust descobriu três tipos de açúcar durante suas pesquisas.
Seu trabalho foi interrompido quando o país foi invadido por Napoleão. O

Relacionados