Jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jornalismo
culturais, de al da primeira terça parte do século XX, inclusive uma boa dose da tradição socialista; e que, por outro, propõem um nexo — feito de contínuas remissões
a cultura(veja-se, em particular, o caderno 24, de 1934, em CC, v. 2, p. 197-213; e vale a pena observar que do mesmo ano é a reelaboração das notas sobre Americanismo e fordismo contidas no caderno 22, em CC, v. 4,p. 241-82), o faz nos termos de um verdadeiro programa político-editorial. Este é o sentido da fórmula que adota, ou seja, a fórmula do “jornalismo integral”.
, o que quer dizer jornalismo integral?É um jornalismo — responde Gramsci —
motivações éticas, como indivíduo e como expoente de uma associação humana, como depositário de recursos intelectuais latentes e como “elemento econômico”, ouseja, precisamente como adquirente de uma mercadoria, de um produto.
Mas vejamos o “jornalismo integra
É uma indicação peremptória e exemplar. Ela permite delinear ainda mais completamente ascaracterísticas do empreendimento gramsciano: um programa de pesquisa que visa a definir a dimensão específica e as forças motoras de uma reforma intelectual e moral, de uma passagem complexa, mas jáentrevista, na direção da “sociedade regulada”.
dernidade e utopia se entrelaçam nesta formulação que tende a se propor como base ou premissa de uma autêntica constelação (ou sistema) de iniciativaseditoriais. Daí nasce uma série de indicações sobre os tipos de revista, sobre as orientações das redações, sobre os “gêneros” jornalísticos, sobre as características do trabalho intelectual necessário parapromover os diferentes modelos que, por um lado, constituem um exercício de rigoroso contraponto ao diletantismo e ao transformismo de grande parte das revistas, do jornalismo, do costume intelectualda primeira terça parte do século XX, inclusive uma boa dose da tradição socialista; e que, por outro, propõem um nexo — feito de contínuas remissões
a cultura (veja-se, em particular, o caderno...
tracking img