Jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(ultimo texto)
8- Ainda de acordo com a autora, caracterize a arte tecnológica.
Ao exemplificar a relação entre valores da arte moderna na arte contemporânea, a autora cita vários estados da arte atual, sendo um deles, a arte tecnológica. Ocupa-se da arte relacionada às tecnologias da comunicação: o correio, os envios postais como suporte de uma atividade artística livre, cujos princípios sãoos da figuração, técnicas mistas como as que aliam nas instalações de imagens de vídeo, de televisão e intervenções pictóricas. Esses dispositivos fazem atuar as novas tecnologias de maneira pontual e dentor de uma esfera definida como artística. E, posteriormente, computacionais: além da utilização como suporte de imagens, também usado como instrumento de composição. Outro universo é explorado apartir dos softwares; uma segunda realidade se constrói pouco a pouco, enquanto se constrói também uma relação nova no processo da obra, no ambiente social e na realidade virtual.

7- De acordo com o livro, diferencie arte contemporânea de arte atual.
A arte contemporânea é aquela que pertence ao regime da comunicação e que possui ligação com os embraentes, que faz referência ao enunciado (amensagem) e ao enunciador que a enunciou (anteriormente). Já a arte atual é a que representa as práticas do presente, sem a preocupação de ter que distinguir tendências. O termo atual designa heterogeneidade, retomando sempre representações artísticas experimentais.

TEXTO : “A MODERNIDADE EM SEU ESPELHO”
1-  Destaque os conceitos fundamentais que caracterizam a modernidade:
- no RenascimentoEuropeu, na Reforma Protestante, na Revolução Copernicana, na Revolução Industrial, na Revolução Francesa e no Iluminismo.

A Europa ingressou no século XVI em uma enorme crise de valores teocêntricos, manifestando cada vez mais uma confiança na capacidade do homem e na valorização dos seus feitos. O humanismo, movimento de valorização do homem, surgiu no contexto do Renascimento Europeu afirmandosuas conquistas e seus anseios de prazer, poder e glória. Torna-se perceptível a diminuição da interferência da providência divina na mentalidade e no cotidiano das pessoas. No campo das artes, o Renascimento foi que assumiu essa característica humanística, retomando imagens da era clássica greco-romana, criando-se um novo imaginário, o imaginário da era moderna.

Paralelamente, no campo dainterpretação religiosa, movimentos de contestação teológica começaram a ganhar força. A visão de que o homem era submetido a um destino fixado fora dele, vítima de um castigo ancestral, à mercê da infinita bondade divina, deixou de existir. O movimento de reforma teológica teve início com o teólogo alemão Martinho Lutero (1483-1546), e logo foi disseminado e imitado por outros centros de irradiaçãodos postulados da fé cristã. O principal elemento dessa reforma foi o reconhecimento do trabalho humano como fonte de toda graça diante de Deus, origem de riqueza e medida de felicidade nesta vida e na outra. Além disso, a liberdade de exame da consciência para compreender e julgar o projeto de Deus para o homem (com isso, o direito de se interpretar a Bíblia à luz da razão).

A RevoluçãoCopernicana (ou revolução científica) trouxe uma nova representação do mundo. A ideia básica de Copérnico consistia em que o Sol, e não a Terra, era o centro em torno do qual orbitavam todos os planetas, contestando, pois, a teoria dos movimentos naturais dos corpos celestes que a Igreja toma emprestada de Aristóteles de que a Terra era o centro do Sistema Solar. A perda desse privilégio astronômico,implicava metaforicamente a primeira grande “ferida” no narcisismo do homem: a Terra deixava de ser um lugar sagrado, perdia sua vestimenta mítica e passava a ser objeto de um conhecimento empírico. O observador, ao olhar um pôr-do-sol, “sentia” não mais a Terra parada e o Sol se escondendo, mas vice-versa. Convencionou-se a chamar isso de mudança de paradigma perceptual e intelectual. Em seguida,...
tracking img