Jornais populares x jornais tradicionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jornais Populares x Jornais Tradicionais

Jornais populares se tornaram um fenômeno nos últimos quinze anos no mercado editorial brasileiro, acompanhando uma tendência mundial de lançamento dejornais compactos. Com preços baixos, planejamento gráfico atraente, linguagem acessível e anúncios de produtos e serviços voltados ao público de baixa renda, estes periódicos conquistaram novasaudiências, que até então não tinham acesso nem o hábito de leitura de publicações diárias.
Para se ter ideia da expansão sofrida por este mercado, alguns dos jornais voltados ao consumidor de menorpoder aquisitivo que surgiram após o ano de 1997 foram: Extra (RJ), Agora São Paulo (SP), Folha de Pernambuco (PE), Primeira Hora (MS), Notícia Agora (ES), Expresso Popular (SP) e Diário Gaúcho (RS).Outros, mais antigos, conseguiram sobreviver nesse mercado, como é o caso de O Dia (RJ), a Tribuna do Paraná (PR), o Jornal da Tarde (SP) e o Diário de S. Paulo (SP).
Atualmente, o mercado deperiódicos populares se encontra em plena expansão, existem várias publicações de grande circulação no país (em versão impressa e/ou eletrônica), sendo grande parte delas distribuída nos estados deMinas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com foco nas classes C, D e E, segundo a Associação Nacional de Jornais. Este sucesso não se deve, no entanto, a uma aproximação qualitativa entre ojornalismo popular e o jornalismo de referência, mas principalmente à adoção de estratégias comerciais que aproveitaram o bom momento econômico e a maior distribuição de renda na população durante esteperíodo.
Diferente da linha editorial essencialmente sensacionalista, que era a “marca registrada” dessas publicações há cerca de vinte anos, os jornais populares sofreram um gradativoreposicionamento e, atualmente, tratam prioritariamente de temas relacionados ao cotidiano de seu público (saúde, mercado de trabalho, transporte e educação), reservando parte de seu conteúdo também ao...
tracking img