Jornada do heroi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JORNADA MITOLÓGICA
A JORNADA DO HERÓI MITOLÓGICO
Mapa de Christopher VoglerPrimeiro ato
Mundo comum
Chamado à aventura
Recusa do chamado
Encontro com o mentor
Travessia do 1º limiar Segundo ato
Testes, aliados e inimigos
Aproximação da caverna oculta
Provação Suprema RecompensaTerceiro ato
Caminho do volta Ressurreição
retorno com o elixir | Mapa de Joseph CampbellPartida,preparação
Mundo cotidiano
Chamado à aventura
Recusa do chamado
Ajuda sobrenatural
Travessia do primeiro limiar
Barriga da baleiaDecida, iniciação
Estrada de provasEncontro com a deusa
A mulher como tentação
Sintonia com o pai
Apoteose
A grande conquistaRetorno
Recusa do chamado
Vôo mágico
Resgate de dentro
Travessia do limiar
Retorno
Senhor de dois mundos
Liberdade de viver |INTRODUÇÃO
Vamos deixar bem claro que qualquer um desses mapas acima podem e devem ser alterados para cada história. Os mapas devem servir a necessidade da história e não o contrário. Eles são extremamente flexíveis.
Apesar das tantas e tantas variações que vemos no cinema da jornada do herói, no fundo, no fundo podemos concebê-la como uma única jornada. Um herói sai de seu seguro mundo comum para seaventurar num mundo hostil e estranho. Leve em consideração que essa jornada pode ser externas ou internas, ou seja, pode ser uma aventura física propriamente dita, com mocinhos, bandidos, etc ou uma história que se passa na mente e/ou coração do herói.
Uma história de tribunal, por exemplo, em que o personagem principal é o advogado. O tribunal é o cotidiano desse personagem, seu mundo comum. Masum caso especial, uma defesa extremamente difícil pode levá-lo ao mundo especial, mesmo não saindo de seu costumeiro tribunal, de sua casa e de seu escritório.
Abaixo um comentário de cada etapa da jornada do herói seguindo o mapa de Christopher Vogler. Escolhemos o mapa de Vogler porque ele é mais voltado para o universo cinematográfico.
1. O MUNDO COMUM
A maioria das histórias leva opersonagem principal para foram do seu mundo comum, cotidiano, para um mundo especial, novo e estranho. A idéia de peixe fora d'água gerou muitas e muitas histórias de filmes. Exemplo: Guerra nas Estrelas, O Fugitivo, 48 horas, O Mágico de Oz, Excalibur.
Antes de mostrar alguém fora de seu ambiente costumeiro, obviamente primeiro se deve mostrá-lo em seu mundo comum, para poder dar um contraste nítidoentre o mundo especial que entrará.
Em Guerra nas Estrelas primeiramente vemos o herói Luke Skywalker em sua vidinha na fazenda, cheio de tédio antes de embarcar na aventura contra o império galáctico.
No emocionante Thelma & Louise primeiro conhecemos as duas personagens em suas vidas cotidianas. Uma é garçonete e a outra é dona de casa. Somente depois é que embarcamos no mundo especial,no qual elas serão fugitivas da polícia.
2. CHAMADO À AVENTURA
Ao herói é apresentado um chamado à aventura, um desafio de grande risco. Uma vez apresentado esse chamado, o herói não pode mais permanecer indefinidamente em seu mundo comum. A terra pode estar morrendo, como nas histórias do Rei Arthur em busca do cálice graal. Em Guerra nas Estrelas o chamado acontece quando Luke vê com Ben oholograma da princesa Leia pedindo ajuda.
Nas comédias românticas, o chamado à aventura pode ser o primeiro encontro com alguém especial, normalmente no cinema americano, uma pessoa irritante em que o protagonista passa a perseguir e enfrentar.
O chamado à aventura estabelece o objetivo do jogo e deixa claro qual é o objetivo do herói. Será que Luke conseguirá salvar a princesa Leia? Será queThelma & Louise conseguirão escapar impune do crime que cometeram?
3. RECUSA DO CHAMADO
É normal qualquer herói sentir medo após se chamado à aventura. Luke recusa ir a Alderan ajudar a princesa Leia. Nas comédias românticas o herói pode relutar em deixar-se envolver.
Quando o herói recusa, é necessário que em algum momento surja alguma influência para que vença esse medo. Pode ser um...
tracking img