Comercio de criciuma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TIAGO MADALENA DA SILVA

COMÉRCIO

Projeto apresentado para integralização da Prática do Módulo 01 – Tecnologia em Processos Gerenciais - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Professor-Tutor Externo:

CRICIÚMA
2011
SUMÁRIO

1. TEMA E PROBLEMA 01
2. JUSTIFICATIVA 02
3. OBJETIVOS 03
4. SURGIMENTO DO COMÉRCIOEM CRICIÚMA 04
4.1 O QUE É COMÉRCIO VAREJISTA...........................................................................04
4.2 TIPOS DE VAREJO......................................................................................................04
4.3 DIVERSIDADE DO COMÉRCIO DE CRICIÚMA...................................................05
4.4 DEBILIDADES NOCOMÉRCIO................................................................................05
4.5 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL............................................................................06
4.6 EMPREGOS EM CRICIÚMA, GRANDES OPORTUNIDADES...............................07
4.7 AS AMEAÇAS PARA O COMÉRCIO VAREJISTA..................................................08
4.8 ACONCORRÊNCIA....................................................................................................09
4.9 CONHEÇA BEM A CONCORRÊNCIA......................................................................09
5. CRONOGRAMA 10
6. REFERÊNCIAS 11

1. TEMA E PROBLEMA

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o comércio de Criciúma, seu surgimento bem como sua área geográfica e sua população, restringindo-se ao comércio varejistano período de 2009 e 2010, sua definição, tipos de varejo, juntamente com seu crescimento e importância para o município.
Em um segundo momento, abordaremos seus pontos fortes, o aumento de novas vagas de trabalho geradas pelo setor varejista, uma vez que o mesmo tem participação fundamental na economia do município.
Mediante as pesquisas elaboradas, foram encontrados alguns pontosnegativos que influenciam diretamente no crescimento do comércio, no qual podemos citar a falta de estacionamentos, mão de obra desqualificada, a falta de segurança, a concorrência gerada pelos municípios vizinhos e grandes redes varejistas, o que acaba ocasionando redução no volume de vendas, entre outros.
As informações coletadas no decorrer deste projeto foram extraídas junto aorganizações do município que participam direta ou indiretamente na atividade deste segmento chamado comércio varejista.
Além da coleta de dados, ouve a preocupação em analisar as informações fazendo um comparativo em relação ao ano anterior, para se obter melhor conhecimento de como está o crescimento e desenvolvimento do comércio em nosso município neste período.

2. JUSTIFICATIVA

Esteprojeto inicia com o seguinte questionamento: o que é varejo?
Segundo Kotler (2000, p.540) qualquer organização que venda para os consumidores finais – está fazendo varejo, independente da maneira de como ou onde são vendidos. São organizações que realizam as atividades relacionadas a comercialização de bens e serviços.
Existe atualmente falta de estudos neste setor, não háplanejamento, planos de desenvolvimento e estruturação, acarretando aos comerciantes dificuldades e até prejuízos, levando alguns pequenos varejistas à falência.
É preciso maiores estudos e pesquisas nessa área, para servir de auxilio a administração municipal juntamente com os comerciantes varejistas, para que possam cada vez mais ampliar o crescimento econômico para o município e para o comercianteque tem objetivos visando lucratividade com o negócio.
Apesar de ser uma cidade pequena, Criciúma se tornou um pólo comercial, pois apresenta um comércio diversificado, destacando-se principalmente o varejo, dessa forma nosso interesse neste projeto é apresentar o comércio varejista, suas características, definição desse seguimento de comércio, as debilidades encontradas pela falta de...
tracking img