JOHN WATSON BEHAVIORISMO METODOLOGICO

1550 palavras 7 páginas
JOHN WATSON
BEHAVIORISMO METODOLOGICO

John Watson (1878-1958) nasceu na cidade de Carolina do Sul, EUA. Formou-se pela Universidade de Furman em 1900. Teve também a formação de fisiologia e neurológia pela universidade de Chicago e se se doutorou em filosofia em 1903.
No inicio de seus estudos Watson, fez experimentos com animais juntamente com a ajuda de seus mestres Donaldson e Angell. No ano de 1908, deu inicio em sua carreira como professor de psicologia na universidade de Johns Hopkins. E já no ano de 1912, fez sua primeira publicação polêmica, um artigo com o nome de “A psicologia como o behaviorista a vê”, e no ano seguinte marcou o lançamento oficial da escola behaviorista. Nele o autor defende que a psicologia não deveria ter estudado os processos internos do comportamento, pois este é visível, e, portanto passível de observação por uma ciência positivista. Watson é considerado o pai da psicologia cientifica de toda a psicologia tradicional, que tinha por objeto o estudo da consciência e por método a introspecção.
Na teoria watsoniana as emoções podem ser entendidas simplesmente como respostas corporais a estímulos específicos. Cada emoção envolve seu padrão particular de mudança no mecanismo geral no corpo. Watson propôs em estudos com bebes, três emoções fundamentais sendo elas: medo (produzido por sons forte e pela a perca de súbita de apoio), raiva (impedimento do movimento corporal), amor (vem das caricias na pele, embalados e afogados) as quais ele acreditou que são as únicas respostas emocionais não aprendidas.
Watson não nega a existência da consciência, nem possibilidade de o individuo se auto-observar, defende, contudo, que análise dos estados de espírito bem como a procura das suas causas, só pode interessar ao sujeito no âmbito da sua vida pessoal. Para que a psicologia pudesse se torna ciência, foi preciso que a mesma cortasse todo o seu passado, concepção, método e constituir-se como um ramo objetivo e experimental da ciência.

Relacionados