John ralws

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FASB – Faculdade do Sul da Bahia
FILOSOFIA DO DIREITO
PROFESSOR: JOELSON PEREIRA
DIREITO 2º A


JOHN RAWLS

TEIXEIRA DE FREITAS
2011

JOHN RALWS

TEIXEIRA DE FREITAS
2011
Introdução
Em suas obras, John Rawls faz referên

cias a sua teoria da justiça, que causou grande repercussão devido sua fundamentação. No livro Justiça e Democracia, o autor se baseia nos bens sociaisprimários, elementos essenciais para a formulação da sua teoria. Dessa forma, ele visa ajustar de forma definitiva a estrutura da sociedade para que assim seja possível perceber a justiça no meio social.
Segundo Rawls, uma sociedade bem ordenada é aquela que segue três princípios da concepção pública da justiça. Tais princípios são expressos plenamente pelo autor ao explicitar o seu pensamento:princípio da liberdade igual, princípio da diferença e princípio da oportunidade justa. O pensamento político do autor consiste em abranger a sociedade como um todo, detectando as injustiças e sugerindo um conjunto de princípios para ordenar o meio social.
Dessa forma, é notório a necessidade da pesquisa e compreensão sobre o pensamento de John Rawls, que inovou o âmbito da ciência política mediante asua teoria da justiça e suas concepções sobre o bem. Para o acadêmico do Direito, é evidente a contribuição do estudo sobre o eminente autor, visto que trata de assuntos primordiais para a prevalência da justiça na sociedade mediante o princípio da dignidade humana.


Contextualização

A sociedade é, para Rawls, uma associação de pessoas que reconhecem caráter vinculativo a um determinadoconjunto de regras e atuam de acordo com elas. Essas normas existem para cimentar um sistema de cooperação entre todos para benefício de todos. No entanto, também existe conflito de interesses. Daí a necessidade de um grupo de princípios que nos possibilitem fazer escolhas entre o que determina a divisão de vantagens e como acordar as partes distributivas apropriadas. São os princípios da justiçasocial. Eles atribuem direitos e deveres às instituições da sociedade e definem a distribuição adequada de vantagens e responsabilidades da cooperação social.

A partir daí, Ralws passou a formular a sua teoria da justiça. O pensamento Rawlsiano buscou elementos em algumas ciências (filosofia, na sociologia, economia e, sobretudo, na ciência política), na sua formulação, postula a defesa e dapromoção da pessoa e da vida em sociedade. Para o autor, “as leis ou instituições, não obstante o serem eficazes e bem concebidas, devem ser reformadas ou abolidas se forem injustas.” Além disso, Rawls acredita que: numa sociedade democrática, o Estado não só pode como deve promover a justiça social. Ralws expressa também sobre a dignidade humana, ao dizer que é um caráter essencial e intrínseco aqualquer ser humano.

De maneira genérica, a teoria da justiça está inclusa em todas as suas obras. A concepção global de justiça de Ralws se baseia na idéia de que todos os bens sociais primários tais como liberdades, oportunidades, riqueza e as bases sociais da auto-estima devem ser distribuídas de maneira igual a menos que uma distribuição desigual de alguns ou de todos estes bens beneficie os menosfavorecidos.
Duas relevantes questões que Rawls coloca:
Em que tipo de sociedade escolheria viver se não soubesse qual a posição que nela iria ocupar? Se fosse possível escolher as regras que determinam a organização da sociedade, quais seriam as regras que eu escolheria?
Segundo Rawls, qualquer decisão tomada mediante os nossos interesses e desejos particulares colocaria em risco ainstituição de uma sociedade equilibrada, equitativa que se pautasse pela virtude maior que é, segundo Rawls, a justiça, “(…) a justiça é a virtude primeira das instituições sociais, tal como a verdade o é para os sistemas de pensamento. (…)

A) Quais são os bens primários citado por Rawls e no que consiste a sua idéia?
B) Quais os conceitos básicos da Teoria da Justiça, segundo John Rawls?
C)...
tracking img