John locke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia

John Locke nasceu na região sudoeste da Inglaterra em agosto de 1632, vindo a falecer em 1704. Locke atuou nos campos de medicina, filosofia, política, teologia e anatomia. Sua família era da linha puritana da religião anglicana.Locke lutou ao lado dos parlamentaristas na guerra civil e por ela foi influenciado.
O período da infância e adolescência de Locke corresponde à faseascendente da nova filosofia que culminou no Iluminismo. As descobertas de Galileu se tornam conhecidas, e aparecem as primeiras publicações de Hobbes e Descartes. É também o período da guerra civil, uma fase de tensão para sua família, porque o pai de Locke lutou contra a monarquia, como capitão de cavalaria.

Contexto histórico

Na Inglaterra, o liberalismo se consolida em 1688, com a chamadaRevolução gloriosa, que foi a vitória do Parlamento:
A restauração no trono da Inglaterra dos Stuarts (Carlos II e Jaime II) não significou a volta ao absolutismo e sim a afirmação do Parlamento como a principal força política da nação.
Carlos II (1660-1685) submeteu-se às limitações do poder real impostas pelo Parlamento, com o qual conviveu em harmonia até quase o final de seu governo. Em 1679,votou-se a importante lei do "Hábeas Corpus" (hoje adotada por todos os países democráticos), que protegia o cidadão das prisões e detenções arbitrárias, constituindo valioso instrumento de garantia à liberdade individual.
Seu sucessor Jaime II (168 -1688) pretendeu restabelecer o Catolicismo, contra os interesses da maioria protestante, desafiando o Parlamento. Foi deposto por um golpe deEstado, na "Revolução Gloriosa" (1688-1689), assim chamada porque ocorreu sem os derramamentos de sangue e sem os radicalismos da Revolução Puritana, da qual pode ser considerada um complemento.
A Coroa foi entregue ao príncipe holandês e protestante, Guilherme de Orange, genro de Jaime II. Em 1689, o Parlamento aprovou e o Rei sancionou o "Bill ofRights" ou "Declaração de Direitos". Essa lei limitoua autoridade do monarca, deu garantias ao Parlamento e assegurou os direitos civis e as liberdades individuais de todos os cidadãos ingleses.

Empirismo Filosófico de Locke

John Locke está entre os filósofos empiristas, assim chamados devido a abrirem espaço para a ciência junto à filosofia, valorizando a experiência como fonte de conhecimento.
Para ele, o direito de propriedade é a base daliberdade humana "porque todo homem tem uma propriedade que é sua própria pessoa". O governo existe para proteger esse direito.

Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações.
Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que estapessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do indivíduo.

John Locke e a teoria liberal 

Locke parte da definição do direito natural como direito à vida, à liberdade e aos bens necessários para a conservação de ambas. Essesbens são conseguidos pelo trabalho.
O Estado existe a partir do contrato social. Tem as funções que Hobbes lhe atribui, que a finalidade do controte social é a segurança da própia vida) , mas sua principal finalidade é garantir o direito natural da propriedade.
O Estado não deve ser baseado na fé, nem na religião. Um governante, um príncipe, é necessário para assegurar a validade do pacto social,mas o direito dele vem do povo, não da religião. E ele é submisso às leis. Não pode tudo, como outros teóricos afirmaram. (Maquiavel, por exemplo) Se falhar, o povo tem direito à revolução.
Se a função do estado não é a de criar ou instituir a propriedade privada, mas de garanti-la e defendê-la contra a nobreza e os pobres, qual é o poder do soberano?:
Por meio das leis e do uso legal da...
tracking img