Jogos teatrais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade do Vale do Jaguaribe
Pós-Graduação em Arte-Educação
com Ênfase em Teatro
Modulo: jogos teatrais
Professor: Raimundo Nonato Santos da Costa
A Encenação Em Jogo: Experimento DeAprendizagem E Criação Do Teatro. Hicitec, São Paulo/Sp,2004 Martins, Marcos Bulhões.
SILVA, Carlindo Emanoel, aluno do curso de Pós-Graduação em Arte-Educação com Ênfase em Teatro da Faculdade do Vale doJaguaribe.

Os textos sobre Encenação em Jogo fala sobre o processo pedagógico e das experiências dos atores em torno de um encenadorpublicado pela Hicitec, São Paulo 2004.
A pesquisa, pedagogia eencenaçãopodem ser encaradas como três faces frequentemente integradas do fenômeno teatral ,para PiconVallin a pedagogia interioriza a ligação entre os atores e o encenador. Em 1905 Stanislavski cria oteatro estúdio, convidando Meyerhold para preparar os jovens atores . Em 1912 Stanislavskijá ministrava um curso completo, viabilizando sua proposta de uma escola vinculada á pesquisa de um grupo devanguarda. Meyerhold foium dos primeiros a escrever sobre a competência pedagógica de um encenador de teatro, logo após assistir aos ensaios de Stanislavski, referindo-se como um encenador-professorMeyerhold concretizou a ampliação da perspectiva pedagógica do encenadormoderno quando manteve o seu próprio estúdio (1913-1917) em 1918 ele criou cursos para encenadores e cenógrafos. Em 1921inaugurou os ateliers de encenação e um laboratório de técnicas do ator. Depois da fundação Vieux- Colombier, o encenador francês Jacques Copeau não cessou de considerar p fazer teatral como uma escola, nosentido da necessidade de uma exploração intensa , resultante de uma

disciplina educativa. Durante todo o século XX surgiram encenadores interessados em uma prática do teatro para além do artesanatobem feito de espetáculos de entretenimento e pela busca de um novo ator, dentre os quais podemos citar Bertolt Brecht, Grotowski, Viola Spolin, Eugenio Barba e Peter Brook
Na abordagem da...
tracking img