Jogos olimpicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Domingos Rebelo

Educação Física

Jogos Olímpicos

Docente:

Rogério Barroso

Elaborado por:

Cátia Rego nº3 12ºM

15/10/2011

Índice

Introdução..........................................................................................................3

Jogosolímpicos.................................................................................................4
.
1.1- A sua origem..............................................................................................5

Jogos olímpicos na antiguidade........................................................................6

Jogos da era moderna……………………………………………………....…7

Jogos de Inverno……………………………………………………………...7Jogos olímpicos da juventude……………………………………………..….8

Conclusão…………………………………………………………………......9

Bibliografia.......................................................................................................10

Introdução

Este trabalho foi proposto pelo professor de educação física com a finalidade de saber mais acerca dos jogos olímpicos. Irei falar sobre a origem dos jogos olímpicos,os jogos da era antiga e da era moderna, o renascimento, as mudanças e aptidões e os vários jogos existentes.
Falarei de cada assunto um pouco e de forma resumida de maneira a que quem for ler perceba de forma clara o assunto tratado que é os jogos olímpicos, poderia falar sobre outras coisas porque esse tema tem variados sub-temas, mas escolhi os assuntos mencionados acima por ser os queachei mais interessantes para falar.

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com desportos de verão e de Inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Actualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivosJogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pela Carta Olímpica.

As primeiras olimpíadas aconteceramno ano 776 antes de Cristo na cidade de Olímpia. Apenas uma competição acontecia: uma corrida a pé de 183 metros, que era a volta ao estádio. Somente homens corriam. Na décima quarta olimpíada já havia duas corridas. Na segunda corrida, os atletas davam duas voltas no estádio.

Mais tarde, os espartanos passaram a competir e introduziram outros desportos. Corridas, saltos e arremessos dedisco passaram a ser apresentados e, assim, os jogos passaram a durar cinco dias.

Nos jogos de 1896 eram praticados: ciclismo, salto com barreiras, ginástica, ténis, tiro, natação, levantamento de peso, luta e corrida.

Os Jogos têm crescido em escala, a ponto de quase todas as nações serem representadas. Tal crescimento tem criado inúmeros desafios, incluindo boicotes, doping, corrupção deagentes públicos e terrorismo. A cada dois anos, os Jogos Olímpicos e sua exposição à mídia proporcionam a atletas desconhecidos a chance de alcançar fama nacional e, em casos especiais, a fama internacional. Os Jogos também constituem uma oportunidade importante para a cidade e o país se promover e mostrar-se para o mundo.

Jogos Olímpicos na antiguidade

Os Jogos Olímpicos antigos foramuma série de competições realizadas entre representantes de várias cidades-estado da Grécia antiga, que caracterizou principalmente eventos atléticos, mas também de combate e corridas de bigas. A origem destes Jogos Olímpicos é envolta em mistério e lendas.
Um dos mitos mais populares identifica Hércules e Zeus, seu pai como os progenitores dos Jogos, segundo a lenda, era Hércules que...
tracking img