Jogos olimpicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Jogos



Índice

* Introdução.....................................................................................................3
* Os Jogos..................................................................................................4 e 5
* As Provas.................................................................................................6 e 7
*Conclusão........................................................................................................8
* Bibliografia...................................................................................................9

Introdução

Neste trabalho vou falar sobre os jogos pan-helénicos, que se realizavam na Grécia Antiga, em honra dos deuses gregos.
Os jogos de que vou falar são: os jogosOlímpicos, os jogos Ístmicos, os jogos Nemeus e os jogos Píticos. Também vou expor algumas das provas que eram realizadas nestes jogos. A grande parte pertence aos jogos Olímpicos, devido à falta de informação sobre algumas das outras modalidades.


Os Jogos

Na Grécia Antiga a crença em Deuses, originou pontos onde os peregrinos de toda a Hélade, se dirigiam. Em alguns dos numerososSantuários, como o de Delfos, o de Olímpia, o de Nemeia e o de Corinto, realizavam-se, periodicamente, competições artístico – desportivas de carácter religioso: os jogos.
Os jogos eram uma forma de devoção que os Gregos criaram para homenagear os Deuses. Os atletas vencedores tinham sido os “favoritos” dos Deuses.
Os jogos Ístmicos realizavam-se no istmo de Corinto, de dois em dois anos, em honrade Posídon, o deus dos mares. Desenhos da época levam a crer que algumas das provas disputadas eram o hipismo, o atletismo, a música, a literatura e a natação. A partir de 580 a. C., os concursos de música e poesia passaram a ser também acessíveis a mulheres. Os vencedores dos Jogos Ístmicos recebiam como prémio uma palma e uma coroa de folhas de pinheiro.
Os jogos Nemeus eram promovidos pelacidade de Nemeia, em honra de Hércules e Zeus, eram realizados de dois em dois anos, no mesmo ano dos jogos Ístmicos. Sabe-se pouco sobre as provas, mas pensa-se que sejam iguais aos dos jogos Olímpicos.
Os jogos Píticos realizavam-se em Delfos, no Santuário de Apolo, de quatro em quatro anos. Foram iniciados no século VI a. C., e ao contrário dos jogos Olímpicos também se prestavam provas demúsica e de poesia. Fora essa diferença, eram semelhantes aos jogos Olímpicos. As suas provas constavam de jogos ginásticos (corridas...), lançamento da flecha, da barra e pugilato, corrida de cavalos, concursos de poesia, de canto (recitações de hinos e poesias) e concursos de música (flauta...). Os vencedores recebiam um prémio em dinheiro, uma coroa de ouro, coroa de louro ou de ramo de carvalho.Mas os mais famosos de todos os jogos realizavam-se em Olímpia, de quatro em quatro anos, em honra de Zeus. Segundo a tradição eram os mais antigos de todos, datando desde 776 a. C.. Na altura dos jogos Olímpicos proclamavam-se as tréguas sagradas que interrompiam os conflitos em todos os locais da Grécia. Os jogos Olímpicos foram proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393 d. C., porserem uma manifestação do paganismo. Nestes jogos os participantes não podiam ser estrangeiros, escravos ou mulheres. Os atletas de uma forma geral eram oriundos das classes sociais mais privilegiadas, e na educação grega as crianças tinham desde muito cedo sido iniciados nas práticas de desporto. Os vencedores eram alvo da homenagem pela sua cidade: podiam receber alimentação gratuita, teremestátuas erguidas em sua honra e serem cantados por poetas. Os jogos Olímpicos eram visionados por juízes provenientes da nobreza de Elis (cidade-estado onde se realizavam os jogos), sendo escolhidos à sorte dez meses ante do inicio dos jogos. Deviam garantir o bom estado dos edifícios do santuário e garantir a segurança. Intervinham nas provas, sorteando os atletas, arbitrando as provas e também a...
tracking img