Jogos do pre-escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Secretaria Regional de Educação e Cultura Direcção Regional e Educação Gabinete Coordenador do desporto Escolar

Documento de Apoio Site: http://dre.madeira-edu.pt/gcde Setembro 2006

Índice:
Introdução…………………………………………………………………….……3 Feiticeiros………………………………………………………………………….4 Lançar ao alvo……………………………………………………………………..4 Rabo de Raposa (macaquinho/ lagartixa) …………………………………………5Peixes………………………………………………………………………………5 Busca Casa…………………………………………………………………………6 Caçadores…………………………………………………………………………. 6 Lobo e a Galinha…………………………………………………………………...7 Tubarão…………………………………………………………………………….7 Os ovos da Galinha………………………………………………………………...8 Os Soldados………………………………………………………………………..8 As baratinhas………………………………………………………………………9 O lançamento……………………………………………………………………..10 O Polícia e dos Ladrões…………………………………………………………..10 FormiguinhaTrabalhadora……………………………………………………….11 O Galo e a Galinha……………………………………………………………….11 Jogo dos Grupos………………………………………………………………….12 Jogo do “Acorrentados”………………………………………………………….12 Roda do ritmo…………………………………………………………………….13 A rede e os peixes………………………………………………………………...13 Jogo da Roda……………………………………………………………………..14 Corrida do puzzle…………………………………………………………………14 Muro Chinês15Jogo das Cores /Números……………………………………….15 “O Balão não pode cair”…………………………………………………………16 Jogo do Congelados………………………………………………………………16 Passar a Ponte…………………………………………………………………….17 “Circuito de Perícias”…………………………………………………………….17 Estafeta de balões…………………………………………………………………18 Saltar arcos………………………………………………………………………..18 Postes de telefone…………………………………………………………………19 “Jogo das cadeiras” ………………………………………………………………19 Jogo dos balões…………………………………………………………………...20Retorno à Calma………………………………………………………………….20 Jogo Dorminhocos………………………………………………………………..21

Introdução

As exigências que a sociedade coloca à escola e a nós professores em particular são cada vez maiores, neste sentido, cabe-nos a responsabilidade pela qualidade de ensino das novas gerações, obrigando-nos a ser também mais exigentes connosco mesmos e a procurar munirmos de instrumentos. Com aelaboração deste documento, resultante das sugestões apresentadas pelos Coordenadores Concelhios, pretendemos dar um pequeno contributo, no sentido de deixar um conjunto de pistas para que cada professor adapte à sua própria realidade Escolar, de modo a tornar as aulas mais atractivas, e que as crianças se encontrem motivadas para prática da Actividade Física. Desejamos um bom trabalho!

Nomedo Jogo:
Feiticeiros

Nome do Jogo:
Lançar ao alvo

Objectivos:
Desenvolver a velocidade, mudanças de direcção e a orientação espacial;

Objectivos:
Coordenação óculo-segmentar, percepção espacial, direccionalidade e capacidade motora.

Descrição:
Dividir a turma em 4 grupos e dar nomes a cada grupo. Com indicação do professor um grupo (“os laranjinhas”) veste coletes/fitas. Osfeiticeiros tentam tocar os restantes alunos os quais tentam evitálos, fugindo. Os alunos tocados transformam-se em estátuas e ficam imóveis. Só voltam a tomar parte no jogo se algum dos seus companheiros o tocar. Os feiticeiros mudam ao fim de um tempo ou quando todos estiverem transformados em estátuas. Termina o jogo quando todos os grupos tiverem sido feiticeiros.

Descrição:
A turma é dividida em4 equipas, cada uma com a sua bola. Lançam de uma certa marca no solo para dentro de uma caixa ou arco. Se acertar ou dentro da caixa ou tocar, consegue 1 ponto. Quem lança corre para recolher a bola, passa o seguinte e vai para trás do seu grupo. Ao fim do tempo, ganha a equipa que totalizar mais pontos.

Variações:
O lançamento pode ser efectuado com ambos os membros, variando alateralidade. Também se deve permitir a existência de ressalto(s) do objecto lançado. Notas/Material: Objectos para lançamento (bolas, ringues) e objectos de alvo (caixas, linhas, cones).

Variações:
Varia o n.º de alunos participantes por grupo e/ou a dimensão do espaço onde o jogo é realizado. Também pode variar o n.º de grupos em que se divide a turma....
tracking img